Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Volvo começa a testar o sistema SARTRE em estradas públicas

 
 
Slideshow
O sistema usa uma variedade de sensores que permitem aos veículos viajar de forma segura e muito próximos uns dos outros

A VolvoVolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4535 fotografias
6 vídeos
começou a testar o sistema de comboio de veículos SARTRE em estradas públicas em Espanha, nos arredores de Barcelona. O programa SARTRE é uma iniciativa da Volvo e da Comissão Europeia. A abreviatura significa Safe Road Trains for the Environment, ou seja Comboios de Estrada Segura para o Meio Ambiente. A iniciativa pretende permitir que comboios de veículos, incluindo camiões pesados possam viajar de forma autónoma na estrada.

O sistema funciona com um veículo que segue na frente conduzido por um condutor normal enquanto os veículos atrás dele estão equipados com laser, radar, sensores de câmara e de comunicação sem fios. Os veículos que estão atrás imitam o veículo da frente o que permite que sejam conduzidos automaticamente.

A Volvo refere que a tecnologia vai reduzir os engarrafamentos, melhorar a economia de combustível e aumentar a segurança.

O primeiro comboio de veículos que percorreu uma estrada pública era constituído por um Volvo XC60XC60Volvo XC60Suécia, 2008 > presente261 versões
377 fotografias
1 video
, um V60V60Volvo V60Suécia, 2010 > presente301 versões
450 fotografias
, um S60S60 Gen.2Volvo S60 Gen.2Suécia, 2009 > presente252 versões
436 fotografias
1 video
, um camião pesado e um carro líder. Foi a primeira vez que a tecnologia foi testada com outros condutores na estrada. Os veículos conduziram a 85 km/h, com seis metros de distância entre eles, mas durante os testes o sistema tem funcionado com distâncias entre os cinco e os 15 metros entre veículos.

"Nós completamos 200 quilómetros num dia e o teste correu bem. Estamos realmente muito satisfeitos", referiu Linda Wahlström, gestora de projeto SARTRE.

Obviamente, este projeto enfrenta alguns obstáculos, como quem vai conduzir estes comboios, e será que os condutores vão confiar nas pessoas que conduzem? Além disso, se alguém tiver de abastecer ou ter de parar por algum outro motivo, o que acontece?

Enciclopédia
VolvoVolvo

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
fechar