Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Volvo comemora 60 anos do PV445 Duett

Modelo lançou as fundações da longa tradição de carrinhas da Volvo

 
 
Slideshow
A Volvo só começou realmente a produzir o PV445 Duett em 1953

A VolvoVolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4535 fotografias
6 vídeos
está a comemorar o 60º aniversário do PV445 DuettVolvo PV445 DuettSuécia, 1953 > 1969, a primeira carrinha produzida em massa pela empresa e que começou a longa tradição das carrinhas Volvo.

Em 1947, três anos depois do PV444PV 444Volvo PV 444Suécia, 1944 > presente ter sido lançado, a Volvo decidiu que havia uma procura dos clientes normais e clientes comerciais por veículos com mais espaço. Foram necessários dois anos para que o PV445 se concretizar e a produção começou no verão de 1949.

Devido à forma como era feito o PV444, o PV445 precisou do seu próprio chassis, mas utilizou o máximo de peças possíveis do PV444, até porque na altura a Volvo ainda era uma marca de automóveis pequena. Os pára-choques, o capot e pára-lamas dianteiros foram tirados diretamente do PV444. O PV445 tem uma grelha de cinco barras distinta. A Volvo fez inicialmente o PV445 apenas como uma cabine e os clientes tinham que ir a um fabricante de carroçarias para obter o resto. A variedade de estilos de carroçaria inclui uma carrinha, carrinha comercial e até mesmo algumas pick-ups. Este modelo foi muito utilizado como carro funerário e de ambulâncias na Suécia. Para transportar a carga extra, a suspensão traseira foi substituída por molas semi-elípticas, em vez das molas helicoidais do PV444.

A potência de todas as versões vinha de um motor 1.4 litros linear de quatro cilindros com 40cv. O elevado peso da carga útil e o baixo consumo de energia levaram a Volvo a utilizar uma transmissão muito baixa. A aceleração era boa para um veículo comercial, mas era muito barulhento e pouco eficiente.

O PV445 Duett só chegou em 1952 e foi basicamente um acidente. A Volvo teve 1500 PV445 que não foram vendidos nas suas fábricas e isso irritou o presidente da Volvo Assar Gabrielsson. Para resolver a situação mandou que os carros fossem convertidos em carrinhas pela própria Volvo. A carroçaria foi concebida rapidamente e o primeiro carro foi entregue a 4 de julho de 1953, a Gabrielsson.

O nome Duett surgiu da equipa de marketing da Volvo que publicitou o carro como resposta a duas necessidades. Durante a semana pode ser uma carrinha comercial, mas no fim de semana tinha assentos para transportar a família. A Volvo ofereceu o carro com ou sem janelas laterais.

Em 1960 a Volvo atualizou o carro com um pára-brisas de uma peça e transmissão de quatro velocidades. Em 1962 acrescentou o motor B18 que se manteve nos carros da marca até à década de 70, tendo visto a cilindrada aumentada mais tarde para 2.0 litros no 200 Series200 SeriesVolvo 200 SeriesSuécia, 1974 > 199322 versões
53 fotografias
nos anos 80.

O Duett manteve-se em produção até 1969, quando deixou de conseguir passar nos testes de colisão, nada mau para um carro com raízes que remontavam a 1947. A Volvo produziu 101.492 PV445. O último carro produzido ainda se encontra no museu da Volvo.

Enciclopédia
VolvoVolvo
DuettDuett
PV445 DuettPV445 Duett

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Carros ClássicosTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar