Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
As marcas são geralmente inteligentes quando introduzem um novo modelo. Gastam muito dinheiro para analisar o mercado e ver o que as pessoas querem de forma a criarem carros que atraiam o maior mercado possível, mantendo-se rentável. Isso é o que torna a situação tão interessante quando as marcas perdem dinheiro com as suas criações.
Os analistas da Bernstein Research analisaram a indústria automóvel até 1997 para encontrar os modelos que causaram maiores prejuízos.
Ao nível do modelo em si o Bugatti VeyronBugatti VeyronAlemanha, 2000 > presente27 versões
220 fotografias
2 vídeos
é o modelo que causa maior prejuízo por unidade. O Grupo VolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
perde em média €4.617.500 com cada Veyron que vende. No entanto, o Veyron é um veículo de produção muito pequena e ficou apenas no sexto lugar na lista dos modelos que fizeram as marcas perder mais dinheiro.
Os analistas da Bernstein Research fizeram um estudo até 1997 para encontrar os carros europeus com as maiores perdas de modelo-a-modelo. Existem dois temas para a lista. A maioria dos modelos fez perder dinheiro por causa dos enormes investimentos em tecnologia ou então o modelo não cumpriu as metas de vendas, por vezes as duas coisas.
O Vel Satis tentou combinar carro de luxo, sedan e MPV mas falhou redondamente. Poucos compradores sentiram necessidade de comprar o carro. A Renault produziu 64.000 unidades por um preço base de 30.000€ cada. A marca francesa perdeu 18.710€ com cada carro e perdeu 1.2 mil milhões de euros com o projeto.
O Audi A2 foi concebido como uma maravilha tecnológica na altura. Tinha uma carroçaria de alumínio e alguns dos mais baixos consumos de combustível no mercado. A Audi vendeu 176.000 unidades por um preço base de 20.000€. Acabou por perder 7530€ com cada carro e 1.33 mil milhões de euros com o projeto.
O Renault Laguna foi concebido para ser um sedan de maior dimensão de sucesso, mas não foi bem sucedido em termos de vendas. A Renault vendeu 434 mil unidades por um preço base de €16.000 e perdeu €3550 por carro e 1.54 mil milhões de euros com o projeto.
O Jaguar X-Type simples não fez jus às expectativas de vendas. A Jaguar construiu 363 mil deles por um preço base de €22.000. Perdeu €4.690 por carro e 1.7 mil milhões no projeto. A Jaguar só alcançou 36% das vendas iniciais esperadas.
O Bugatti Veyron está no final da produção de 400 carros, mas é o modelo que mais prejuízo provoca por veículo. No entanto, o Grupo Volkswagen sabia que iria perder dinheiro. O carro é feito para ser uma vitrine de tecnologia. A VW perdeu €4.617.500 por carro e 1.7 mil milhões de euros no projeto. O Veyron tem um preço base inicial de 1 milhão de euros.
O Mercedes Classe A original foi tentando entrar no segmento dos modelos compactos, mas não necessariamente com sucesso. Agora, o Classe A tornou-se num bestseller, mas o original causou prejuízos de €1440 por carro e 1.71 mil milhões de euros no projeto. O Classe A tinha um preço base de € 17.000 e foram produzidas 1.187.000 unidades.
O 1007 é outro modelo que falhou as previsões de vendas. A Peugeot produziu 123 mil por um preço base de €12.000. Com cada um perdeu €15.380 e 1.9 mil milhões de euros com todo o projeto. O modelo só conseguiu vender 22% das previsões da Peugeot.
O Phaeton é outro caso em que o carro simplesmente falhou as metas de vendas. A Volkswagen perdeu €22.100 por carro e um total de 1.99 mil milhões no projeto. Usou plataformas e motores do Grupo Volkswagen, mas não vendeu unidades suficientes. A Volkswagen produziu 72.000 unidades com um preço base de €70.000.
O Fiat Stilo perdeu €2730 por carro e 2.1 mil milhões de euros com todo o projeto. A perda deve-se ao facto de ter falhado os objetivos de vendas em 70%. A Fiat vendeu 769 mil deles por um preço base de €12.000.
O smart fortwo teve uma perda média de €4.470 por carro e uma perda total de 3.35 mil milhões de euros, o prejuízo mais elevado de qualquer outro carro europeu desde 1997 e mais 60% do que o Stilo. A grande perda deveu-se ao elevado investimento no carro que incluiu uma nova plataforma, novo motor e, o mais caro, uma nova fábrica. A smart produziu 749.000 unidades por um preço base de €9.000.