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O TeRRA foi apresentado em 2012 no Salão de Paris e baseia-se no sucesso da Nissan como especialista de SUVs e crossovers urbanos relevantes, como o Murano e o Qashqai e é o primeiro veículo deste segmento com Emissões Zero da marca japonesa. Concebido como a escolha funcional e flexível para os jovens do futuro, o TeRRA responde às necessidades eco-amigáveis, juntando-lhe uma condução segura em qualquer tipo de estrada.
"O nosso desafio era partir da força da Nissan nos SUVs e crossovers levando-os a progredir para a era das zero emissões, sendo as células de combustível a nossa nova fronteira na mobilidade", disse François Bancon, director-geral da divisão de Estratégia e Planeamento de Produto da Nissan. "O layout único de bancos em diagonal oferece uma experiência de condução emocionante graças a uma visibilidade excepcional que cria a sensação de controlo total, sob quaisquer condições".
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O TeRRA tem pneus grandes, linha de cintura alta, pilares grossos e janelas laterais finas, características da linguagem de design SUV da Nissan.
Com uma cintura fina entre pára-lamas pronunciados por cima dos arcos das rodas e um capo esculpido, criámos uma ‘estrutura implícita de musculatura sob a pele'. Cantos vivos, frente e traseira curtas e grupos ópticos esculpidos contribuem para uma postura limpa e confiante. Uma protecção inferior aerodinamicamente eficiente, numa cor atraente e protegendo toda a extensão do automóvel, completa a imagem daquilo que designámos por "Poder Moderno", refere Shiro Nakamura, Vice-presidente Sénior da Nissan para o design e director global de Criatividade.
No interior, a Nissan criou um espaço confortável e acolhedor. O painel da porta é uma fusão de acrílico esculpido e colorido e guarnições em madeira clara, misturados num padrão intrigante. Contornando o habitáculo à altura dos ombros corre um friso metálico, com o objetivo de dar aos passageiros uma sensação de segurança. O contraste madeira/metal continua em todo o painel, numa fusão de madeira de faia e acrílico que exala um calor suave. Do lado esquerdo, a consola de instrumentos e a direcção projectam-se para junto do condutor, interrompendo apenas pontualmente as linhas do painel frontal.
O TeRRA possui um painel de instrumentos exclusivo. É um painel electrónico que serve como "chave inteligente". O condutor coloca-o na respectiva doca ao entrar e remove-o ao sair. Quando colocado no TeRRA, a vista padrão do painel exibe a velocidade e outros indicadores de desempenho. No entanto o condutor pode alternar para os modos de entretenimento, comunicação, navegação e outros. Fora do TeRRA, o painel oferece todas as funções que se esperam de um tablet, além de que permanece continuamente em contacto com o veículo.
O protótipo oferece uma nova perspectiva da estrada aos passageiros traseiros. O condutor senta-se na frente e quase no centro de um layout único em diagonal, que posiciona os passageiros de trás sobre os ombros daqueles na frente, em vez de directamente por trás.
"Para o condutor, estar numa posição quase centrada e não sentado de um lado, oferece uma perspectiva diferente e com visibilidade excepcional", disse Nakamura. "O layout diagonal permite que todos os passageiros partilhem também de uma visão ampla".
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Embora o TeRRA seja apresentado como um conceito de design, não uma proposta técnica, a sua solução de transmissão 4x4 com célula de combustível está longe de ser imaginária.
O sistema de propulsão elétrica utilizado no TeRRA que traciona as rodas da frente é o que é actualmente utilizado no Nissan LEAF. Em cada roda traseira e proporcionando tracção em todas as rodas conforme necessário, estão os motores eléctricos incorporados na jante. Como não são necessários veios de transmissão para transmitir a potência às rodas traseiras, não existe nenhuma protuberância no chão da cabina ou na parte inferior da carroçaria.
Sob o capot está o espaço necessário para a bateria de células de combustível de hidrogénio desenvolvida pela Nissan. Esta unidade plana e altamente compacta é líder mundial na densidade de potência com 2,5 kW/L. Sendo a mais recente geração de uma série de células de combustível da Nissan desenvolvidas desde 1996, esta bateria custa apenas um sexto da sua antecessora de 2005, uma vez que a necessidade de metais preciosos foi reduzida a um quarto do nível anterior.
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Nissan
Durante a 2ª Guerra Mundial as fábricas da Nissan dedicaram-se à produção de equipamento para o exército japonês, um importante motor para se tornar numa das mais importantes marcas japonesas. Em 1966 a Nissan fundiu-se com a também japonesa Prince Motor Company, trazendo a Nissan para uma posição mais forte no mercado. Em 1989 a Nissan lan&cce... mais