Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O novo modelo Adam foi revelado depois de uma longa campanha digital através de uma banda desenhada. A marca alemã acredita que o modelo combina um design arrojado com variadas possibilidades de personalização e que permitem tornar cada Adam num carro único.
O modelo citadino de três portas apresenta 3.7m de comprimento e 1.7m de largura. A Opel já possui outro modelo no mesmo segmento, o Agila, e com o lançamento do Adam pretende estender o carácter prático que estes carros oferecem à vida na cidade.
Karl-Friedrich Stracke, CEO da Opel, afirma que "o novo Opel Adam representa grande potencial de crescimento para a marca e estamos orgulhosos do que alcançámos, com um produto que integra a excelência da engenharia neste segmento".
Inicialmente, o Adam será disponibilizado com uma escolha de três motores a gasolina, uma unidade 1.2 de 70cv, um 1.4 de 87cv e um 1.4 de 100cv, associados a uma transmissão manual de cinco velocidades. Todas as motorizações estão equipadas com tecnologia ecoFLEX, que inclui sistema Start/Stop. Mais tarde, o Adam contará com um motor a gasolina da nova geração de propulsores da Opel, de baixa cilindrada, com turbocompressor e injeção direta. Este novo motor estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, também de nova geração.
top
No que diz respeito aos níveis de equipamento, a Opel optou por uma abordagem diferente e refere-se aos mesmos como ambientes ou atitudes. Assim, estes três ambientes incluem o JAM mais colorido, o GLAM mais elegante e sofisticado e o SLAM que apela às personalidades mais dinâmicas. Os ambientes oferecem uma multiplicidade de cores exteriores, três cores de tejadilho, diferentes cores e decorações interiores com vários revestimentos, incluindo um acabamento com iluminação LED para o forro do tejadilho.
O logótipo do modelo surge, ao contrário do que é habitual, colocado na base do arco do tejadilho, nos pilares traseiros. A ampla grelha dianteira do Adam integra uma nova barra cromada a sustentar o emblema da Opel, uma solução vista pela primeira vez na nova linha Astra que chegará ao mercado ainda este ano. Os flancos ostentam linhas originais bem vincadas, como a forma de ´lâmina’ na parte inferior das portas e a linha saliente em torno dos puxadores, inspirada na do Astra GTC.
top
O novo Adam oferece, ainda, um sistema de informação e entretenimento da Opel que dá acesso a funções operadas por smartphones e que permite a ligação a telefones com o sistema operativo iOS e Android. O sistema de informação também inclui navegação GPS no ecrã tátil a cores, ligação Bluetooth e USB.
No que respeita a novas tecnologias adotadas pela Opel para o Adam incluem-se o sistema de Assistência Avançada ao Estacionamento (APA II). Ao pressionar uma tecla no painel de instrumentos, o condutor ativa o sistema, que o informa sempre que passar por um espaço suficientemente grande para estacionar. O sistema encaminha então o automóvel para o espaço de estacionamento, com o condutor controlando apenas os travões, a embraiagem e as mudanças. O APA II surge sempre associado ao avisador do ângulo cego lateral (SBSA), que utiliza também sensores ultrassónicos.
O Adam possui uma distância entre eixos de 2311mm e rodas que variam entre as 16 e as 18 polegadas. No entanto, também são disponibilizadas jantes de 17 ou 18 polegadas com o chassis Sport. A direção assistida elétrica (EPS) do Adam inclui um modo de funcionamento “CITY” que, através de um comando no tabliê, aumenta a assistência à direção nas manobras a baixa velocidade. O sistema ESP da mais recente geração faz parte do equipamento de série de todos os Adam e é complementado com funções auxiliares especialmente úteis como o sistema de assistência ao arranque em planos inclinados.
top
A segurança a bordo do Adam é assegurada por airbags frontais, laterais e de cortina e tensores nos cintos de segurança dos bancos dianteiros. Entre os restantes dispositivos de segurança estão os dois conjuntos de fixações ISOFIX com correias superiores, que permitem instalar cadeiras de criança de forma fácil e segura no banco traseiro rebatível a 50:50.
top
Um ano depois do lançamento do protótipo ADAM Rocks, a Opel lança no mercado o mini-crossover que alia o prazer de conduzir a céu aberto e a versatilidade de um automóvel robusto.
O Adam Rocks tem 3,74 metros de comprimento, tornando-se ideal para a condução na cidade, e está equipado com um tejadilho de abrir integral. A carroçaria possui proteções a toda a volta e a suspensão é 15 mm mais elevada. Os designers da Opel desenvolveram novos elementos decorativos e escolheram novos tecidos de bancos específicos para esta variante. A grelha de formato trapezoidal continua a ser atravessada pela barra cromada que sustenta o logótipo da Opel, mas está agora integrada com as peças de proteção. As luzes diurnas e os grupos óticos traseiros LED são outra característica do Adam Rocks. As aplicações de proteção inferior dos pára-choques dianteiro e traseiro, bem como a saída de escape cromada, completam a aparência do mini-crossover citadino.
O tejadilho de abrir integral Swing Top, feito de tecido, faz parte do equipamento de série. Tem comando elétrico e abre até aos pilares C, em apenas cinco segundos. Este tejadilho cria uma grande abertura sem prejudicar as características de rigidez da carroçaria ou de utilização do automóvel.
Para além de muitas inovações, como o sistema de estacionamento automático Park Assist, o Adam Rocks também recebe a nova geração de infotainment IntelliLink.
A Opel criou dois ambientes exclusivos para o habitáculo do Adam Rocks, onde se destacam novas aplicações no tablier e nos painéis das portas, e novos tecidos nos bancos. Num dos ambientes predomina a cor castanho mel, incluindo os forros em couro do volante e os punhos da alavanca da caixa e do travão de mão. No outro surge um habitáculo decorado a negro, com bancos forrados a castanho escuro e pespontos azuis.
Novo motor 1.0 Turbo com injeção direta, com 90 e 115 cv
O novo Adam Rocks está equipado com o novíssimo 1.0 Turbo tricilíndrico pertencente à mais recente geração de propulsores da Opel. O 1.0 Turbo ECOTEC tem duas versões, com níveis de potência de 90 e 115 cavalos. O consumo médio de combustível situa-se nos 4,3 l/100 km. O novo motor vai colocar-se no topo da gama do Adam acima do 1.2 de 70 cv/115 Nm e do 1.4 de 100 cv/130 Nm. Ambas as versões do 1.0 Turbo contam com uma nova caixa de seis velocidades, cujo foco está na eficiência e no comando suave, preciso e rápido.
top
Opel
A Opel entrou no mercado automóvel em 1899. Na altura vendia carros Opel-Luntzman, sendo que o primeiro modelo foi o “Patent Motor Car”. A parceria entre a Opel e a Luntzman terminou em 1901 e o filho de Adam Opel assinou um contrato com a francesa Darracq que permitiu à marca alemã produzir carros Opel-Darracq. A parceria com a Darracq chegava ao fim em 1907 e a partir dessa data a Opel passou a produzir autom&oac... mais