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A nova versão 911 Turbo foi lançada pela Porsche em 2013. A nova tração integral, o eixo traseiro ativo direcional, aerodinâmica adaptativa, iluminação totalmente em LED e uma potência máxima que vai até 520 CV extraídos do motor boxer de seis cilindros com dupla sobrealimentação, marcam as novidades da nova geração da gama 911.
O chassis do novo 911 Turbo é totalmente novo e conta com um design ultraleve, com uma distância entre eixos 100mm maior e jantes de 20 polegadas mais largas. O sistema ativo anti-rolamento do chassis PDCC, que é oferecido pela primeira vez no modelo 911 Turbo, incrementa ainda mais a performance dinâmica.
O novo 911 Turbo é alimentado pelo mesmo motor boxer de seis cilindros opostos 3.8, sobrealimentado e com injeção direta, o sistema de tração integral PTM e 520cv. A potência é transferida para a transmissão pela caixa de dupla embraiagem Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades, que agora possibilita a função Auto Start-Stop com o desligar do motor a ser ativado mais cedo quando o veículo vai em modo “velejar” até parar, bem como quando vai simplesmente a ”velejar”.
Graças ao novo sistema de gestão térmica para o motor turbo e transmissão PDK, os engenheiros da Porsche conseguiram uma redução do consumo combinado de combustível em 16% para os 9.7l/100km.
Novo sistema de tração integral com controlo eletro-hidráulico
Para uma transmissão mais rápida e precisa da potência para os dois eixos, a Porsche desenvolveu um novo sistema de tração integral (PTM) com controlo eletrónico do acoplamento multi-discos. O novo sistema possui uma nova função de arrefecimento por água, de forma que pode direcionar mais potência para o eixo dianteiro caso seja necessário.
O 911 Turbo com o opcional pacote Sport Chrono Plus acelera dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos, um registo 0,1 segundos melhor do que o anterior 911 Turbo S.
Design distintivo
A traseira da nova geração do 911 Turbo é mais larga 28 mm face aos modelos 911 Carrera 4 e apresenta uma superfície praticamente plana, da largura de uma mão, entre o pilar C e o limite da carroçaria. Outra diferenciação são as jantes forjadas de 20 polegadas e em duas tonalidades.
Eixo traseiro direcional e aerodinâmica ativa
Segundo a Porsche, a introdução do eixo traseiro direcional veio melhorar a performance em circuito e no dia-a-dia das duas novas versões de topo. O sistema consiste em dois atuadores eletro-mecânicos em vez dos convencionais braços de controlo do lado esquerdo e direito no eixo traseiro. O ângulo de direção das rodas traseiras pode variar até 2,8 graus, dependendo da velocidade do veículo. Até velocidades de 50 km/h, quando as rodas da frente rodam, o sistema faz com que as rodas traseiras rodem no sentido contrário.
Isto corresponde a um encurtamento virtual da distância entre eixos de 250 mm, o que dá ao 911 Turbo uma melhor prestação em curvas e percursos citadinos ou muito sinuosos. O sistema permite ao veículo curvar mais rápido e uma melhor resposta à direção, simplificando as manobras e o estacionamento.
A velocidades superiores a 80 km/h, o sistema vira as rodas paralelamente às rodas da frente. Isto equivale a aumentar a distância entre eixos em 500 mm, oferecendo ao veículo mais estabilidade, especialmente a velocidades mais elevadas.
A Porsche desenvolveu pela primeira vez um sistema de aerodinâmica ativa para os novos modelos 911 Turbo que consiste num spoiler retrátil com três fases, que pode ser estendido de forma pneumática e uma asa traseira extrátil também com três posições de ajuste. Isto torna possível afinar a aerodinâmica do 911 Turbo ao gosto de cada condutor. Graças a esta nova posição dinâmica, a Porsche refere que uma volta ao circuito de Nürburgring pode melhorar até dois segundos simplesmente devido a este sistema.
Novo interior
O interior foi totalmente redesenhado com base na família 911. O Turbo oferece equipamentos como o interior em pele com a combinação de cores Preto/Vermelho Carrera e Bancos Desportivos Plus com ajuste elétrico em 18 posições e pacote de memória. As costas dos bancos são revestidas a pele com pespontos duplos e diversos elementos em carbono. Tal como nos modelos anteriores, o sistema de som Bose é de série e pela primeira vez, o sistema de som Burmester está disponível como opcional. O regulador de velocidade com controlo de radar, o reconhecimento dos sinais de trânsito através de uma câmara e o reconhecimento dos limites de velocidade são outros opcionais disponíveis.
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