Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O Renault Eolab é um protótipo híbrido gasolina/elétrico com um consumo médio anunciado de 1l/100km e emissões de CO2 de 22g/km.
O veículo supereficiente funciona como uma antevisão de um futuro modelo do segmento B que, segundo a marca francesa, pode chegar ao mercado dentro de 10 anos. O Eolab é também um forma de responder ao desafio lançado pelo governo francês de comercializar um carro com um consumo inferior a 2l/100km até 2020.
Numa tentativa de fomentar a eficiência do protótipo os engenheiros concentraram-se na redução do peso, aerodinâmica e na obtenção de um melhor desempenho através da motorização híbrida.
Comparativamente ao Clio de quarta geração, os engenheiros conseguiram reduzir o peso em 400kg, para um total de 955kg. A aerodinâmica foi melhorada cerca de 30 por cento relativamente ao Clio, com um coeficiente de 0,235. No que toca ao peso a Renault conseguiu reduções através de um capot fixo que não necessita de mecanismo de fecho. Além disso, o Eolab tem ainda um pára-brisas mais fino e um tejadilho de magnésio com 4,5kg.
A motorização híbrida do Eolab inclui um motor 1.0 Sce de três cilindros a gasolina com 75cv e um motor elétrico de 68cv. O motor elétrico está integrado numa estrutura compacta que integra também a transmissão de três velocidades, que envia a potência para as rodas dianteiras.
O Eolab contém um modo “fim de semana” que permite que o veículo funcione como um híbrido convencional para aumentar a autonomia. Neste caso os dois motores trabalham em conjunto e a bateria vai sendo carregada através da recuperação de energia de travagem e desaceleração.
No interior, o Eolab de três portas tem quatro assentos de couro e uma consola central “flutuante”. O sistema infotainment inspirado no R-Link inclui um ecrã tátil de 11 polegadas que também fornece atualizações em tempo real sobre a eficiência com que o carro está a ser conduzido. As luzes internas do carro também mudam de cor de acordo com o estilo de condução.
O painel de instrumentos digitais com altura ajustável está localizado em frente ao condutor e possui dois ecrãs do tamanho de smartphones que mostram dados sobre o carro e informações de navegação. Os espelhos laterais do carro foram substituídos por câmaras, que enviam as imagens diretamente para ecrãs colocados junto aos pilares do pára-brisas.
Segundo a Renault, o Eolab contém 100 inovações tecnológicas que a empresa acredita acabarão por chegar aos seus modelos de estrada.
top
Renault
A Renault foi fundada em 1898 por Louis Renault, pelos seus irmãos Marcel e Fernand e pelos seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer. A empresa foi criada em Boulogne-Billancourt, local onde ainda hoje continua sedeada. O primeiro carro lançado pela marca foi Renault Voiturette 1CV, em 1898. Depois da 2ª Guerra Mundial, em que a Renault forneceu a Alemanha Nazi, com o final da guerra Louis Renault fo... mais