Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Renault revela protótipo supereficiente

Eolab testa muitas tecnologias de ponta que permitem consumo médio de 1l/100km

 
 
Slideshow
Renault Eolab antevê um modelo que pode chegar ao mercado nos próximos 10 anos

Numa verdadeira montra de inovação tecnológica, a RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
prepara-se para apresentar o EolabEolabRenault EolabFrança, 2014 > 2014 no Salão Automóvel de Paris, um protótipo híbrido gasolina/elétrico com um consumo médio anunciado de 1l/100km e emissões de CO2 de 22g/km.

O veículo supereficiente funciona como uma antevisão de um futuro modelo do segmento B que, segundo a marca francesa, pode chegar ao mercado dentro de 10 anos. O Eolab é também um forma de responder ao desafio lançado pelo governo francês de comercializar um carro com um consumo inferior a 2l/100km até 2020.

Numa tentativa de fomentar a eficiência do protótipo os engenheiros concentraram-se na redução do peso, aerodinâmica e na obtenção de um melhor desempenho através da motorização híbrida.

Comparativamente ao ClioClio Gen.4Renault Clio Gen.4França, 2012 > presente92 versões
164 fotografias
atual, os engenheiros conseguiram reduzir o peso em 400kg, para um total de 955kg. A aerodinâmica foi melhorada cerca de 30 por cento relativamente ao Clio, com um coeficiente de 0,235. No que toca ao peso a Renault conseguiu reduções através de um capot fixo que não necessita de mecanismo de fecho. Além disso, o Eolab tem ainda um pára-brisas mais fino e um tejadilho de magnésio com 4,5kg.

A motorização híbrida do Eolab inclui um motor 1.0 Sce de três cilindros a gasolina com 75cv e um motor elétrico de 68cv. O motor elétrico está integrado numa estrutura compacta que integra também a transmissão de três velocidades, que envia a potência para as rodas dianteiras.

O Eolab contém um modo “fim de semana” que permite que o veículo funcione como um híbrido convencional para aumentar a autonomia. Neste caso os dois motores trabalham em conjunto e a bateria vai sendo carregada através da recuperação de energia de travagem e desaceleração.

No Salão de Paris o Eolab vai ser apresentado de duas formas, um dos carros vai mostrar a tecnologia e o outro será um estudo de design. A Renault refere que “usou linhas quentes e sensuais” para criar o exterior do Eolab. O protótipo recebe ainda jantes de alumínio de carbono de 19 polegadas.

No interior, o Eolab de três portas tem quatro assentos de couro e uma consola central “flutuante”. O sistema infotainment inspirado no R-Link inclui um ecrã tátil de 11 polegadas que também fornece atualizações em tempo real sobre a eficiência com que o carro está a ser conduzido. As luzes internas do carro também mudam de cor de acordo com o estilo de condução.

O painel de instrumentos digitais com altura ajustável está localizado em frente ao condutor e possui dois ecrãs do tamanho de smartphones que mostram dados sobre o carro e informações de navegação. Os espelhos laterais do carro foram substituídos por câmaras, que enviam as imagens diretamente para ecrãs colocados junto aos pilares do pára-brisas.

Segundo a Renault, o  Eolab contém 100 inovações tecnológicas que a empresa acredita acabarão por chegar aos seus modelos de estrada.

Enciclopédia
RenaultRenault
EolabEolab
Motor
Linha 3
Cilindrada
61 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
3, Manual
Potência máxima
75 cv
Carroçaria
Hatchback
Combustível
Gasolina / Electricidade
Consumo de combustível (combinado)
235,2 US MPG
preço
--
custo de manutenção anual
--

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Salão Automóvel de ParisTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar