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Skoda Octavia (Modern)

Skoda Octavia (Modern) (Rep. Checa, 2013-presente)

Skoda > Octavia (Modern) > Gen.3 [Typ 5E]
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Características Gerais

A Skoda apresentou a terceira geração do Octavia Combi no Salão Automóvel de Genebra a 5 de março, que inclui a introdução de uma versão 4X4 com a quinta geração do sistema Haldex de tração às quatro rodas que é utilizada também no Golf 4Motion.

Em relação à última geração, o Octavia Combi acrescenta 90mm de comprimento, 45 mm de largura e 11cm à distância entre eixos. O aumento das dimensões dá-lhe os melhores valores da classe com 73 milímetros de espaço para as pernas na parte traseira e de espaço de carga traseira com 610l  ou 1740l com os bancos rebatidos.

O design é claramente inspirado na versão padrão do modelo. A parte frontal é idêntica, mas o tejadilho é ligeiramente inclinado para baixo na parte traseira. Além disso, os faróis traseiros envolvem a parte lateral dos pilares-D.

A área de carga traseira vem com um tapete de dupla face, rede protetora e ganchos de retenção. À frente, os clientes têm à disposição um compartimento para depositar lixo, um suporte para dispositivos de multimédia e um raspador de gelo.

Na altura do lançamento, o novo Skoda Octavia Combi está disponível com oito motores - quatro a gasolina e quatro a diesel. A versão mais económica é a GreenLine que consome 3.4l/100km e emite 89g/km de CO2.

As opções para o carro incluem travagem automática de emergência, deteção de fadiga, auxiliar de faixa, cruise control adaptativo e navegação por satélite.



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Octavia RS

A versão RS do Octavia apresentada no Festival de Goodwood no dia 10 de julho de 2013 é o Octavia mais rápido até à data.

Para tornar o design mais distintivo, os carros RS recebem uma nova grelha dianteira com padrão favo de mel com um logótipo RS, um pára-choques RS com faróis de nevoeiro integrados e faróis bi-xénon padrão com faróis diurnos LED. Os carros vêm de fábrica com jantes de 17 polegadas, mas as versões RS também estão disponíveis com jantes opcionais de 18 e 19 polegadas. Na parte traseira foi acrescentado um difusor preto com escapes cromados trapezoidais, faróis diurnos LED e um spoiler traseiro.

No interior, os modelos RS recebem iluminação ambiente LED, bancos desportivos, um volante de três raios, para além de terem sido espalhados logos RS por toda a cabine. Estão disponíveis como opcional os sistemas de cruise control adaptativo, assistência de estacionamento, deteção de sinais de trânsito, fecho e ignição sem chave e Intelligent Light Assist.

O Octavia RS é alimentado por um motor de 2.0 litros TSI com 217cv ou por um 2.0 litros TDI com 181cv. Ambos vêm com uma transmissão manual de seis velocidades ou com uma DSG de seis velocidades. O TSI permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 6,8 segundos com a caixa manual e atingir uma velocidade máxima de 248 km/h. O TDI consegue acelerar até aos 100km/h em 8,1 segundos com uma velocidade máxima de 232 km/h com a caixa manual.

Os motores também são, em média, 19% mais eficientes do que os motores da geração anterior, graças à aplicação de novas tecnologias como os sistemas start/stop e regeneração de travagem.

A versão RS vem com uma suspensão desportiva de série e foi rebaixada 12mm em relações às versões standard do Octavia. Além disso, tem também uma nova suspensão traseira multi-link e bloqueio eletrónico do diferencial.



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A origem da Skoda Auto remonta a 1895. Václav Laurin, mecânico, e Václav Klement, vendedor de livros, compartilhavam uma paixão por bicicletas. Quando Klement tentou obter peças para reparar a sua bicicleta, escreveu ao fabricante em Checo, mas recebeu uma resposta pouco cordial pedindo-lhe para escrever numa língua que pudessem entender. Nesse momento, os dois Checos juntaram-se para fundar a Laurin & Klement que co...  mais

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