Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de Bonhams, licença: Atribuição
Um Aston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
1872 fotografias
24 vídeos
DB4GTAston Martin DB4 GTReino Unido, 1959 > presente3 fotografias
único com uma carroçaria exclusiva da BertoneBertoneItália, 1912 > presente11 modelos
47 fotografias
1 video
foi vendido por 3.8 milhões de euros, incluindo taxas, tornando-se no mais valioso Aston Martin alguma vez vendido. O carro foi vendido por cerca de mais 758 mil euros do que o DB5 James BondAston Martin DB5 James BondReino Unido, 1964 > 19643 fotografias
1 video
usado nos filmes "Goldfinger" e "Thunderball", que foi vendido em 2010 por cerca de 3 milhões de euros.
O carro foi o último DB4GT completado pela Aston Martin e um de 30 carros produzidos com volante à esquerda. Foi enviado para a Bertone para ser colocada a carroçaria especial e foi exibido no stand da Bertone no Salão Automóvel de Genebra em 1961. Foi uma das primeiras obras de Giorgetto Giugiaro, que na altura tinha 22 anos e que mais tarde viria a criar carros importantes como o Volkswagen GolfVolkswagen Golf Gen.1Alemanha, 1974 > 19849 versões
14 fotografias
original e o BMW M1.
O DB4GT era a versão de competição do DB4 com os bancos traseiros removidos, uma carroçaria mais fina de alumínio e uma distância entre eixos 127mm mais curta. As mudanças reduziram o peso em cerca de 90kg. A potência sofreu um upgrade graças aos carburadores triplos Weber e duas velas por cilindro para aumentar os 240cv da versão standard para os 302cv no GT.
A carroçaria exclusiva Bertone era conhecida como Jet e foi concebida para combinar o desempenho e estilo. Não era tão leve como o carro de carroçaria ZagatoAston Martin DB4 GT ZagatoReino Unido, 1960 > 19633 fotografias
, mas tinha mais detalhes de luxo. A carroçaria de alumínio foi substituída pela criação de Giugiaro em aço.
Infelizmente o Jet apareceu em Genebra no mesmo ano que o Jaguar E-TypeJaguar E-Type Gen.1Reino Unido, 1961 > 196715 versões
79 fotografias
1 video
que roubou todas as manchetes daquele ano.
O carro viveu a maior parte da sua vida nos EUA depois da Bertone o ter vendido, mas o na altura presidente da Aston Martin Victor Gauntlett comprou o carro na década de 80 e restaurou-o na fábrica. O carro foi vendido a meio da restauração, mas o novo proprietário foi capaz de encontrar as peças necessárias e colocar o carro novamente na estrada em 1988.
Desde sua restauração, o Jet já percorreu o mundo para vencer os Prémios de Melhor do Evento e Melhor da Classe em muitos Concours d'Elegance, incluindo Pebble Beach em 1989 e o Villa d'Este em 2001. Também tem sido extensivamente conduzido para um carro tão raro. Desde 1988 o proprietário percorreu cerca de 56.300km no carro.
EnciclopédiaAston MartinDB4DB4 GT Bertone Jet | Motor Linha 6 Cilindrada 224 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 4, Manual Potência máxima 306 cv @ 6000 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual $ 1.042 |