Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Cultura Automóvel

Autoviva2012-06-19 12:30:52

Sinfonias mecânicas: os motores de competição com melhor sonoridade

Há certas coisas que ou se adora ou se odeia, a Guerra das Estrelas, arte moderna, um bigode ou o novo Volkswagen Beetle, por exemplo. Enquanto que para qualquer pessoa normal barulho é barulho e um som de um carro de corrida é de puxar os cabelos de desespero, veja-se um apaixonado por automóveis, essa estranha criatura, e note-se o sorriso de satisfação e os olhos a brilhar de emoção. 

Para estes últimos, os exemplos que se seguem são puras sinfonias, um puro deleite para os ouvidos e para ouvir de preferência com uns bons headphones. Acredito que os grandes motores de competição têm alma, e coração, uma personalidade distinta e, logo, uma sonoridade muito própria. Têm neles a marca indelével de quem os desenhou, testou, afinou e guiou.

Com um historial tão grande, a competição automóvel tem muitos exemplos de grandes motores. Esta é apenas uma seleção de alguns dos melhores, limitada também à qualidade dos registos que se conseguem encontrar. Deixamos aos nossos leitores a missão de complementar com os seus favoritos (vai haver ai um Matra algures) ou de discordar. Vamos então aumentar o volume, ouvir e comentar...

 

Ferrari 250 LM250 LMFerrari 250 LMItália, 1964 > 19654 fotografias

Este não é só um motor que soa bem, é "O" clássico V12 no último Ferrari a ter ganho em Le Mans. A estética divide mas achamos que é um dos “sportscars” mais bonitos de sempre, daí o vídeo que escolhemos para começar com um tour nos pormenores de design. E claro, uma banda sonora a condizer:

 

Jaguar XJ-13XJ-13Jaguar XJ-13Reino Unido, 1964 > presente5 fotografias

Existe apenas um único exemplar no mundo, é propriedade da Jaguar e um dos mais belos carros de sempre. Tem uma história dramática, envolvendo um grave acidente e uma mudança dos regulamentos que o afastou para sempre da competição. Escolhemos o XJ-13 e o seu V12 para representar a bandeira britânica (desculpa BRM V16).

 

Mclaren M8CM8C ChevroletMcLaren M8C ChevroletReino Unido, 1970 > presente2 fotografias

Os carros de Can-Am eram uns monstros que hoje em dia ninguém sabe como foi possível terem competido, passando pelas mãos de alguns dos maiores pilotos de todos os tempos. Ah! Já sabemos! Eram os anos 60! Vê o vídeo com atenção, é uma surpresa que o motor não tenha devorado os mecânicos que estavam perto:

 

Porsche 917917Porsche 917Alemanha, 1969 > 19817 versões
28 fotografias
2 vídeos

Uma das maiores lendas das corridas de resistência, imortalizado por Steve Mcquen e, principalmente, pelas suas vitórias em pista. 12 cilindros. Boxer. Arrefecido a Ar. Nada mais a dizer. Aqui guiado com grande mestria por um dos seus “domadores” originais, Richard Attwood.

 

Mazda 787B
O único carro japonês a ter vencido nas 24 Horas de Le Mans e uma das sonoridades mais incríveis do mundo automóvel, graças ao seu muito característico motor rotativo Wankel. Brap! Brap! Brap!

 

Ferrari 333 SPF333 SPFerrari F333 SPItália, 1994 > 20033 fotografias
1 video

Uma sonoridade alucinante e inquestionávelmente já da era moderna. O V12 provém do Ferrari de fórmula 1 de 1992, imediatamente aparente na ausência de inércia. Se um missil tivesse um motor de combustão interna soaria assim.

1 comentário

purista
Nirvana... falta ai o Matra e alguns fórmula 1!
19.06.2012 @ 15:46
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Cultura AutomóvelTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar