Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O “Carjacking” é um tipo de crime começou a ganhar expressão em Portugal a partir de 2005. Para aqueles que não sabem, dá-se o nome de "Carjacking" ao roubo de um veiculo pelo uso da força e ou sob a ameaça de uma arma, seja ela de fogo ou branca.
Por causa da melhoria da eficácia dos dispositivos de segurança automóvel o fenómeno "Carjacking" tem vindo a ganhar expressão nos últimos anos. Qual ironia do destino! Pelo facto das novas tecnologias terem tornado mais difíceis os furtos simples de carros, os ladrões vêm-se agora forçados a avançar para métodos de maior violência, podendo assim, apoderar-se da viatura em funcionamento e na presença do proprietário.
O período em que ocorre mais este fenómeno está compreendido entre as 21h e as 02h e é nesta faixa horária que ocorrem cerca de 49% dos furtos. Segundo a polícia existe maior apetência pelos carros de marca "Premium", "pick-ups" e jipes, de idade recente. Em geral os veículos têm como destino a venda para fora do mercado nacional, desmantelados em peças ou mesmo inteiros.
Com o aumento deste tipo de criminalidade há pequenos conselhos que poderão ser importantes para poder evitar situações desagradáveis. O Autoviva reuniu alguns procedimentos básicos que deves seguir para reduzir o risco de seres vítima de “Carjacking”.
Quando te diriges para o carro deves sempre observar o meio envolvente, pois este poderá dar-te indicadores de perigo. Vê se há pessoas a olhar de forma suspeita, carros parados com gente lá dentro, indivíduos a distribuir publicidade ou a pedir dinheiro ou pessoas a pedirem informações. Se suspeitares de algo não te dirijas de imediato para o carro.
Quando vais na direção do carro não deves levar a chave na mão. Mantém-na guardada até ao momento em que a fores usar, isto é, que vais entrar no teu carro. Nesse momento tira a chave, entra rapidamente e tranca as portas de imediato. Se alguém se quiser aproximar, arranca em segurança, mas rapidamente.
Deves conduzir sempre com as portas trancadas e com as janelas fechadas.
Quando tiveres de parar por causa de um semáforo, cruzamento ou fila de trânsito deves dar um espaço em relação ao carro da frente. Se o fizeres vais garantir espaço de manobra, em caso de fuga.
Se vires alguém a pedir ajuda porque tem o carro avariado na beira da estrada, ou porque precisa simplesmente de ajuda, não deves sair imediatamente. Nestas situações deves avançar alguns metros e ligar para o 112. Deves esperar até teres a certeza de que é seguro sair para ajudar.
Deves sempre que possível estacionar o carro em locais com excelente visibilidade e com bastante movimento. Deves evitar a todo o custo locais escuros e isolados. Olha em volta para ver se vês algo de suspeito e sai apenas quando estiveres seguro de que não há perigo.