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Podemos culpar oficialmente Bernie Ecclestone pelos pneus frágeis da Pirelli das duas últimas temporadas na Fórmula 1. Ecclestone disse numa entrevista ao site oficial da F1 que foi ele próprio a dizer à Pirelli para criar um pneu que não durasse metade de uma corrida e que foi exatamente o que a marca fez. Ecclestone também diz que a forma como os condutores tratam os pneus hoje em dia é semelhante à forma como tinham de gerir os travões e as transmissões frágeis no passado.
"Pedi à Pirelli para fazer pneus que não completassem 50 por cento de uma corrida e foi isso que eles fizeram. Na altura em que o Niki [Lauda] competia a sua maior preocupação era proteger a caixa de velocidades e os travões e não os pneus. Depois afastamo-nos disso e os pilotos não tinham de pensar em nada. Agora têm de usar o cérebro e começar a pensar na forma de ganhar corridas", explicou Ecclestone.
O supremo da Fórmula 1 admite que a Pirelli poderia criar um pneu que durasse uma corrida inteira se quisesse.
Lauda, que agora trabalha para a equipa MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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, respondeu a Ecclestone dizendo que apesar das paragens nas boxes poderem ser emocionantes existe um limite.
"Como ex-piloto posso dizer que três paragens no máximo são suficientes. Se fizermos quatro paragens e se alguns pneus durarem apenas quatro voltas, essa é a direção errada", referiu Lauda.
A Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
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, incluindo o dono da equipa Dietrich Mateschitz, tem sido a maior contestatária dos pneus desta temporada. Na última temporada, as equipas queixaram-se que os pneus eram muito sensíveis em termos de temperatura e que só funcionavam num intervalo extremamente limitado. Nesta temporada a principal queixa é a de que os pneus se degradam muito rapidamente, às vezes em menos de quatro voltas. As equipas foram forçadas a abandonar as corridas por ficarem sem pneus.