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A partir de 2014 as equipas de Fórmula 1 vão usar um novo sistema de impacto lateral feito de tubos de fibra de carbono. O novo sistema é mais seguro em impactos em ângulos oblíquos do que a atual proteção contra impactos laterais. Os tubos são esmagados progressivamente e podem absorver 40kJ de energia mesmo em acidentes mais violentos.
As equipas da FIA e da F1 testaram duas soluções de impactos laterais mais seguras - tubos de fibra de carbono e uma sanduíche de alumínio deformável. Acabaram por votar no sistema tubular para 2014 porque os estudos demonstraram que era mais seguro.
O sistema anterior funciona especialmente bem em choques frontais, mas em choques angulares não é tão eficaz. O novo sistema oferece mais proteção.
A Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
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construiu a estrutura de fibra de carbono tubular e teve a ajuda de design da MarussiaMaRussiaFederação Russa, 2007 > presente4 modelos
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"Havia três equipas que acabaram por submeter dispositivos de impacto, que foram por sua vez submetidos a um teste físico e o nosso foi considerado o melhor do grupo por isso decidimos avançar com ele", referiu o Diretor de Engenharia Automóvel da Red Bull Paul Monaghan.
As equipas podem incorporar os tubos da forma que quiserem e a FIA vai realizar testes estáticos em cada carro antes do início da temporada. O teste estático significa que um teste de colisão não será necessário e irá poupar dinheiro às equipas.
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