Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Fórmula 1

autoviva2012-09-04 16:58:23

Cockpit fechado pode estar a caminho da F1

 
 
Slideshow
O acidente colocou a olho nu o maior problema de segurança ao nível do carro de Fórmula 1 da atualidade

O aparatoso acidente do último fim de semana no Grande Prémio da Bélgica, em Spa-Francorchamps pode vir a ditar uma mudança definitiva para os carros de cockpit fechado.

Depois do acidente do último Grande Prémio em que Sebatian Grosjean voou sobre o carro de Fernando Alonso, um verdadeiro afortunado por não ter sido sequer atingido, os diretores técnicos das equipas estão a juntar-se para forçar a mudança das regras.

Pondo a olho nu o maior problema de segurança ao nível do carro de Fórmula 1 da atualidade este acidente vem mostrar a importância do trabalho que o Instituto da FIA e as entidades técnicas no desenvolvimento de protótipos com o cockpit fechado.

O diretor técnico da McLarenMcLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
1883 fotografias
12 vídeos
Paddy Lowe acredita que o acidente do fim de semana irá servir de lembrança para a importância do trabalho que está a ser desenvolvido e para apressar o processo que poderá estar concluído já em 2014.

“Julgo que o objetivo é 2014, já que começamos a trabalhar há um ano atrás,” referiu Lowe que tem estado envolvido no desenvolvimento do cockpit. “Pessoalmente penso que é uma coisa inevitável porque esta é uma exposição grande [de segurança] que temos.”

O diretor técnico da McLaren acredita que um dia a sorte pode não estar do lado de um piloto, mas que por outro lado está o facto do campeonato ser deliberadamente de cockpit aberto, uma característica que também deve ser defendida.

O trabalho no cockpit fechado começou em 2009 depois do grave acidente de Felipe Massa no Grande Prémio da Hungria. Lowe afirma que um projeto inicial foi colocado de parte e que nesta altura o projeto caminha para um design de barras ou de gaiola de proteção.

Já do lado da FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
, Stefano Domenicalli julga que o desenvolvimento de cockpits fechados não deve ser apressado já que são necessárias várias considerações ao nível da segurança.

4 comentários

velo_cidade
Não sei se gosto muito da ideia...mas compreendo que a segurança dos pilotos deve ser colocada em primeiro plano
04.09.2012 @ 17:15
vasco.mouta.1
Uma vez que seria para segurança do piloto acho bem ... não queremos que pilotos tenham um dia uma azar e que morra num acidente deste tipo, pq não se pensou no cockpit. Quem se adiantou foi a Mcla...
mais
05.09.2012 @ 15:08
rodanoar
e pq nao pomos os carros a andar so a 80 a 300km/h tb é arriscado, deixem se de cenas tudo na vida tem riscos uns mais q outros
05.09.2012 @ 15:34
nuno.rosa.37
Pode ser equacionada a alteração efetuada na Fórmula Indy (EUA). Foram colocadas "partes" do Chassis nas rodas traseiras, para evitar o toque entre rodas e o vôo dos carros...ou seja, as rodas tra...
mais
05.09.2012 @ 15:36
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar