Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A proposta do sistema de penalização de pontos da Fórmula 1 foi aprovada pela maioria das equipas durante o fim de semana do Grande Prémio de Espanha, o que significa que agora só precisa de ser votada pelo Conselho Mundial da FIA em junho para ser adicionado aos regulamentos desportivos de 2014. Sete equipas votaram a favor do sistema de sanções, enquanto que a Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
1049 fotografias
3 vídeos
, Toro RossoToro RossoItália, 2006 > presente10 modelos
110 fotografias
1 video
, WilliamsWilliamsReino Unido, 1977 > presente37 modelos
255 fotografias
e LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
951 fotografias
7 vídeos
votaram contra.
O sistema permitirá aos comissários da corrida aplicarem uma penalização de pontos às licenças desportivas em vez de os multar. Um nível de pontos para várias infrações será decidido se a medida for aprovada e incluída nos regulamentos.
Se um piloto receber 12 pontos de penalização ao longo de um período de 12 meses, então ficará proibido de participar nas provas. Ao fim de um ano todos os pontos da licença desportiva dos pilotos serão apagados.
"Pelo que vi, não acho que vai ser muito diferente do que vimos até agora. Os pilotos que estão a criar problemas vão sofrer mais do que os outros. O que fiz ao longo de toda a minha carreira foi não estar envolvido nisto, por isso parece-me bem", referiu Felipe Massa.
As equipas também rejeitaram uma proposta de sistema de voltas de penalização com os quais os comissários de pista seriam capazes de punir um piloto com uma volta extra por uma infração mais grave do que uma que justifique uma penalização 'stop and go'. A maioria das equipas não concordou com a nova penalização.