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Um volta ao circuito de Maranello seria muito mais interessante e tradicional para a apresentação do novo Fórmula 1 da Ferrari. Mas este ano devido à neve, o F2012 teve de ser revelado online. O novo F1 é o 58º carro construído pela Ferrari com objectivo de participar no Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Este ano, a Scuderia regressa às origens, com o nome do carro a ser dado segundo o ano de produção.
Internamente, o F2012 é conhecido pelo nome de código 663 e é o resultado da interpretação da equipa aos regulamentos técnicos e desportivos aplicáveis para este ano. As principais preocupações da Ferrari para 2012 estavam na altura da secção dianteira do chassis, a posição dos tubos de escape e da organização da gestão electrónica do motor.
No fundo, quase todas as áreas do carro foram fundamentalmente revistas. A suspensão do F2012 possui 'pull-rods' na parte dianteira e traseira, com o objetivo de favorecer o desempenho aerodinâmico e baixar o centro de gravidade. A asa dianteira do carro deste ano deriva daquela que foi introduzida no 150º Italia na fase final da última temporada. A Ferrari está a planear evoluções nesta área para as primeiras corridas da temporada.
A Scuderia não está satisfeita com a estética do nariz do seu carro que teve de ser modificado devido à exigência dos regulamentos para reduzir a parte da frente, a fim de elevar a parte inferior do chassis, tanto quanto possível, por razões aerodinâmicas.
Outras alterações podem ser vistas nas laterais, que foram redesenhadas, através de modificações nas estruturas de impacto lateral, o reposicionamento dos radiadores e revisões em todos os elementos aerodinâmicos.
Graças ao novo compartimento da caixa de velocidades e à deslocalização de alguns componentes mecânicos, a Ferrari conseguiu estreitar a parte inferior da traseira do carro.
Porque tem sido crucial em termos de desempenho do carro, a Ferrari dedicou muito esforço nesta área por causa das mudanças da regulamentação introduzidas este ano. Embora a asa traseira seja conceptualmente similar à utilizado em 2011, todos os seus detalhes foram revistos, com a equipa a alegar que agora é mais eficiente.
Em termos de motor, o F2012 será alimentado por uma evolução do motor que estava a bordo do seu carro na última temporada. A Ferrari tem-se focado na melhoria da sua instalação no novo chassis, de forma a melhorar a aerodinâmica.
Os engenheiros da equipa de Maranello também se concentraram na perda de desempenho dos motores, com a expectativa de manter o nível mais alto de desempenho possível durante todo o ciclo de utilização de cada motor. Com base na modificação das regras relativas à utilização de gases de escape, a gestão eletrónica do motor também foi revista.
Em 2012 a Ferrari mantém a sua seleção de pilotos, com o espanhol e ex-campeão do mundo Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa.
EnciclopédiaFerrariF2012 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |