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Fórmula 1

autoviva2013-02-01 11:16:32

Ferrari apresenta o novo F138

Modelo da Scuderia é o primeiro a apresentar diferenças de design em relação a 2012

 
 
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Novo F138 eliminou o nariz desnivelado presente no ano passado

A FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
apresentou esta manhã o seu monolugar de Fórmula 1 para a temporada de 2013. A Scuderia revelou ao mundo o design do F138 que é o primeiro F1 da temporada a apresentar mudanças mais significativas com a eliminação do nariz desnivelado do F2012F2012Ferrari F2012Itália, 2012 > 201214 fotografias
1 video
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Como já tínhamos noticiado anteriormente, o nome do F138 surge da combinação do ano de 2013 (13) enquanto que o número oito é uma homenagem ao motor V8, já que 2013 será o último ano em que existirá este tipo de configuração do motor na Fórmula 1.

De acordo com a Ferrari, o F138 representa a interpretação dos regulamentos para a temporada de 2013, que como já foi referido por diversas vezes são bastante semelhantes às de 2012. A Scuderia refere por isso que o F138 pode ser visto como uma evolução do desenvolvimento do F2012 em termos de design, mas assegura que todas as partes do carro foram revistas de forma a maximizar a performance do veículo. Um dos pontos que a Ferrari tentou manter foi a extraordinária fiabilidade do monolugar de 2012 que permitiu a Alonso assegurar o segundo lugar do campeonato, tendo discutido até à última prova o título com Vettel.

Em termos de suspensão a configuração não mudou, mas foi refinada até ao limite de forma a retirar a maior vantagem aerodinâmica possível, especialmente na traseira. De forma a permitir alterações em termos de posicionamento e configuração dos escapes, alguns elementos da carroçaria tiveram de ser modificados. A entrada de ar colocada por cima do cockpit foi redesenhada, tal como foram as entradas de ar das áreas laterais.

A traseira do F138 é mais estreita e mais pontiaguda na parte inferior. A configuração das asas dianteira e traseira transita do carro de 2012, com a Ferrari a salientar que estas foram sendo desenvolvidas ao longo da temporada até à última corrida. Contudo a marca italiana refere que as asas ainda poderão sofrer alterações nas próximas semanas através dos dados obtidos durante os programas de testes previstos. O sistema de redução de resistência também foi revisto e otimizado para aproveitar ao máximo as alterações nos regulamentos para esta temporada.

O motor do F138 é forçosamente uma evolução daquele que esteve presente no F2012 na temporada passada. Com a proibição de modificações internas nos motores, o objetivo durante o período de desenvolvimento do novo carro foi aumentar a performance e prolongar o ciclo de vida de cada um dos motores, que chega agora às três corridas, em média.

A Ferrari salienta a importância dos doze dias de testes disponíveis antes do arranque da temporada para compreender o comportamento do F138 e para a equipa se adaptar o mais rapidamente possível aos novos pneus Pirelli. A Scuderia referiu ainda que durante os meses de inverno investiu parte do seu tempo de trabalho em áreas como as paragens na box, a redução de tempo gasto na linha das boxes, gestão de estratégia e procedimento de partida.

 

Enciclopédia
FerrariFerrari
F138F138
Motor
V 8 (90º vee)
Cilindrada
146 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
7, Semi-automática
Potência máxima
--
Carroçaria
Monolugar
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

4 comentários

Pneu_Queimado
Ainda bem que a Ferrari decidiu tirar aquele desnível horrível do nariz do carro!
01.02.2013 @ 12:37
Miguel_M
Concordo! Muito mais bonito do que o do ano passado...aquele degrau não cabia na cabeça de ninguém...os carros da Fórmula 1 também é suposto serem bonitos e o ano passado foi quase tudo um verda...
mais
01.02.2013 @ 18:08
zepapalvo
Acho que os carros da Ferrari se deviam chamar Poulidor ou Poupou, pois tal como o famoso ciclista francês Raymond Poulidor são eternos segundos lugares...
01.02.2013 @ 22:08
mistermp
Lembro aí ao papalvo que a Ferrari é só a equipa com mais primeiros lugares. Força ferrari...eterna Primeira em tudo!
02.02.2013 @ 09:18
Anonymous

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