Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Apesar de ter sido uma das melhores equipas de Fórmula 1 nas duas últimas temporadas, a LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
951 fotografias
7 vídeos
e a sua proprietária, a Genii Capital, estão fortemente endividadas, num valor que atinge os 138 milhões de euros.
O proprietário da equipa Gerard Lopez falou da dívida à revista Auto Motor Und Sport na Alemanha.
"Temos cerca de 138 milhões de dívida, dos quais mais de 97 milhões da dívida é connosco próprios [Genii Capital]. Porque é que haveríamos de exigir o reembolso dessas dívidas? Isso não faz sentido. Aceitamos esse dinheiro como despesas de marketing. Neste momento é importante que a equipa siga em frente", afirmou Lopez.
Isso ainda deixa a equipa com 41 milhões de euros em dívida aos credores reais.
Lopez vendeu 35% da equipa em junho a um fundo de investimento chamado Infinity Racing. Além disso, o dono da equipa esperava um maior investimento de um grupo chamado Quantum, mas o negócio acabou por não se concretizar. Em vez disso, o dinheiro foi substituído por dinheiro de patrocínio da empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA que Pastor Maldonado trouxe com ele quando foi contratado pela equipa.
"Para 2014 teremos à nossa disposição o orçamento do nosso novo patrocinador PDVSA. Nós não vamos gerar mais nenhuma dívida nova", garantiu Lopez.
Kimi Raikkonen que deixou a equipa a duas corridas do final da temporada por causa de uma lesão, no entanto, inicialmente foi afirmado que a ausência se devia a falta de pagamento do seu salário. No final da temporada a equipa devia de facto a Raikkonen €17.150.000 e, de acordo com Lopez, Raikkonen "já recebeu parte do seu salário e vai receber o resto".
Outro dos problemas enfrentados pela equipa é o facto de ainda não ter um acordo de fornecimento de motores assinado com a RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
. Os engenheiros da Lotus ajudaram a desenvolver o sistema KERS da Renault e agora a equipa está a tentar usar isso para obter um preço mais reduzido nos motores.
O primeiro treino de pré-temporada da Fórmula 1 começa no dia 28 de janeiro em Jerez. No entanto, a Lotus já anunciou que não vai participar nessa sessão de forma a poder desenvolver ainda mais o carro.
EnciclopédiaLotus |