Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Fórmula 1

Christopher Bruce2013-11-25 16:04:58

Vettel termina temporada no topo no Brasil

Webber termina a sua carreira na Fórmula 1 com um pódio

 
 
Slideshow
Vettel igualou as 13 vitórias numa só temporada de Schumacher

Sebastian Vettel venceu a nona corrida consecutiva nesta temporada no Grande Prémio do Brasil, igualando o recorde de Alberto Ascari. O alemão também alcançou a 13ª vitória esta temporada o que lhe permitiu igualar o número de vitórias de Michael Schumacher em 2004. Outros dos destaques foi Mark Webber que terminou a sua carreira na Fórmula 1 com um segundo lugar. Fernando Alonso terminou uma temporada difícil com um terceiro lugar. Depois de uma temporada desastrosa para a McLaren, Jenson Button conseguiu o melhor resultado da equipa do ano no Brasil ao terminar a prova no quarto lugar.

Ao contrário do que tem acontecido, Vettel fez uma má partida no Brasil e Rosberg ultrapassou-o para assumir a liderança. No entanto, o alemão só ficou à frente do campeão do mundo até ao final da segunda volta, quando o compatriota reconquistou a liderança. Alonso manteve o terceiro lugar e depois de cair na classificação por alguns instantes, Webber recuperou a quarta posição.

Romain Grosjean que saiu da sexta posição e estava com um andamento competitivo não teve muita sorte e acabou a temporada mais cedo quando o seu motor explodiu na quarta volta.

Alonso subiu ao segundo lugar roubando-o a Rosberg, mas teve de lutar com Webber para manter o lugar entre as voltas 10 e 12. Webber acabaria mesmo por conseguir ultrapassá-lo e ganhou imediatamente uma grande vantagem sobre o piloto espanhol.

Já o ex-líder Rosberg estava claramente com um ritmo mais lento e acabou por cair até ao sexto ao fim da volta 15.

Felipe Massa estava a ter uma corrida bastante boa até metade da prova. A correr em casa o brasileiro conseguiu subir até quarto, mas recebeu "drive-through" por ter pisado com as quatro rodas a linha da entrada das boxes.

As voltas 46 e 47 foram das mais emocionantes da prova. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas colidiram à entrada da primeira curva. A traseira direita de Bottas ficou imediatamente desfeita e Hamilton perdeu a traseira esquerda, alguns momentos mais tarde. Bottas teve de abandonar a prova mas Hamilton conseguiu chegar às boxes e voltar à pista com o seu carro recuperado e com pneus novos. Por causa do incidente Hamilton acabou por receber um "drive-through" e caiu para 11º.

Ao mesmo tempo Vettel veio às boxes mas a sua equipa teve um problema com o pneu dianteiro esquerdo. A Red Bull tinha mandado entrar Webber ao mesmo tempo e o australiano teve que esperar que a equipa despachasse Vettel antes de poder trocar os pneus. Isto jogou a favor de Alonso que conseguiu reduzir a desvantagem para a Webber para pouco mais de um segundo.

Uma chuva miudinha começou a cair à volta 55 e manteve-se até ao final da corrida. No entanto, não teve nenhum efeito sobre os principais pilotos.

No campeonato de pilotos, Mark Webber subiu do quinto para o terceiro lugar, ultrapassando Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. O britânico pontuou o suficiente para bater Raikkonen e terminar a temporada no quarto lugar. Nico Hulkenberg subiu de 11º para 10º ultrapassando Paul di Resta e Sergio Perez também subiu uma posição o que fez di Resta baixar duas posições para 12º.

Na classificação do campeonato de construtores não houve alterações.

Resultados Grande Prémio do Brasil
Posição Piloto Equipa
1 Sebastian Vettel Red Bull-Renault
2 Mark Webber Red Bull-Renault
3 Fernando Alonso Ferrari
4 Jenson Button McLaren-Mercedes
5 Nico Rosberg Mercedes
6 Sergio Perez McLaren-Mercedes
7 Felipe Massa Ferrari
8 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari
9 Lewis Hamilton Mercedes
10 Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
11 Paul di Resta Force India-Mercedes
12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari
13 Adrian Sutil Force India-Mercedes
14 Heikki Kovalainen Lotus-Renault
15 Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari
16 Pastor Maldonado Williams-Renault
17 Jules Bianchi Marussia-Cosworth
18 Giedo van der Garde Caterham-Renault
19 Max Chilton Marussia-Cosworth
20 aposentar Charles Pic Caterham-Renault
21 aposentar Valtteri Bottas Williams-Renault
22 aposentar Romain Grosjean Lotus-Renault

Podes ver aqui as Classificações Gerais do Campeonato do Mundo de Pilotos e de Construtores.

Enciclopédia
Red BullRed Bull
RB9RB9

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

Enciclopédia

fechar