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A disputa territorial entre a China e o Japão por um pequeno grupo de ilhas desertas no Mar da China Oriental transbordou para a indústria automotiva e provocou uma queda nas vendas de automóveis japoneses na China nos últimos meses.
As vendas da ToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
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caíram 49%, as da NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
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e da MazdaMazdaJapão, 1920 > presente80 modelos
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35%, a MitsubishiMitsubishiJapão, 1917 > presente72 modelos
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registou quedas de 63% e a SuzukiSuzukiJapão, 1909 > presente47 modelos
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e a HondaHondaJapão, 1948 > presente102 modelos
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venderam menos 43% e 41% unidades, respetivamente, no mês de setembro. Não existem indicações sobre se as vendas de automóveis japoneses vão recuperar no futuro e estas quedas nas vendas podem persistir até ao final do ano. A percentagem do mercado japonês caiu 1% este ano, para 22% e pode cair ainda mais.
A perda de vendas está a forçar as marcas japonesas a considerarem cortar a produção nas suas fábricas chinesas. Para já os planos da Nissan, Honda e Toyota são de reduzir a produção na China em 50% no futuro próximo.
Porém, há males que vêm por bem. As vendas de automóveis no mercado chinês subiram 2% em setembro e as marcas não-japonesas estão a aproveitar a situação. As vendas da BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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cresceram 40% na Ásia, na China as vendas da AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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subiram 20,5%, a VolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
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cresceu 17,2%. Até as vendas da HyundaiHyundaiRepública da Coreia, 1967 > presente79 modelos
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/KiaKiaRepública da Coreia, 1944 > presente52 modelos
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subiram 9,5%.
Não existem sinais de que as dificuldades das marcas japonesas na China vão abrandar tão cedo.
Fonte: Automotive News