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© imagem cedida por: Volkswagen
Uma análise do mercado automóvel asiático prevê que mais de metade das vendas de carros do mundo serão responsabilidade da Ásia continental em 2025. O estudo prevê que nos próximos 12 anos as vendas de automóveis asiáticos cresçam cerca de 5% ao ano.
A China e a Índia serão os dois gigantes do mercado asiático nos próximos 12 anos. As vendas de automóveis chineses devem, nesse período, dobrar para 40 milhões por ano. Além disso, o país será responsável por 30% do mercado mundial de automóveis. No curto prazo é de esperar que a China e a Índia venham a produzir o mesmo número de carros por ano que na América do Norte.
No entanto, no curto prazo, as vendas de carros indianos vão aumentar a uma taxa mais rápida do que a China e as vendas anuais deverão quadruplicar até 2025. Até lá a Índia deverá passar a controlar 11% do mercado global de automóveis.
As vendas de carros em mercados estabelecidos devem crescer mas a um ritmo mais lento nos próximos 12 anos. Na Europa prevê-se um aumento de 3% ao ano, na América do Norte as vendas deverão crescer 2% ao ano e no Japão e na Coreia do Sul, o aumento será na ordem do 1% ao ano.
A questão que se coloca é como devem as marcas estabelecidas reagir a estas mudanças no mercado. Ao que tudo indica existem dois resultados prováveis.
A primeira possibilidade é que os carros se tornem mais especializados para cada mercado. Se o crescimento fora da Ásia for tão lento, então as marcas podem vir a concentrar-se na criação de modelos para os seus clientes estabelecidos. Com crescimentos de 1% ou 2% ao ano pode tornar-se difícil às marcas chinesas entrarem nos mercados da América do Norte ou do Japão. As marcas estabelecidas podem optar por ignorar a China e preparar-se para o crescimento mais baixo.
A outra opção é que os carros orientados para o mercado chinês possam passar a dominar o mercado mundial. Não só as marcas estabelecidas correm para apanhar um pedaço do mercado chinês, como as marcas chinesas trabalham para entrar em mercados externos. Se a elevada produção e o modelo de baixo custo que tem funcionado tão bem com bens de consumo de fabrico chinês for aplicada aos carros, a China poderá minar as marcas estabelecidas e oferecer carros baratos em todo o mundo.
E tu o que pensas sobre qual será o futuro do mercado automóvel?