Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
e a GMGMEstados Unidos da América, 1998 > presente8 modelos
240 fotografias
esperam ter perdido mais de 700 milhões de euros neste último trimestre na Europa e ambas sabem que devem encontrar uma solução para conter as perdas no futuro.
A solução da Ford até agora tem sido a mais simples. A marca decidiu fechar três fábricas, uma na Bélgica e duas no Reino Unido, uma delas de estampagem. Estes cortes vão reduzir a sua força de trabalho europeia em 13% até 2014 quando os encerramentos forem efetuados.
A solução da GM é acabar com os problemas mais rapidamente mas com uma solução muito mais arriscada. A GM está em conversações com a PSA para fundir as suas subsidiárias europeias Opel e Vauxhall com a PSA numa nova joint venture. A GM manteria o controlo de 30% e pagaria vários milhares de milhões para arrancar com o empreendimento.
Caso isso não funcione a GM também está em negociações com a Opel e o seu sindicato alemão para fechar uma ou mais fábricas até 2016.
Se a parceria entre a GM e a PSA avançar, então poderão ver-se livres dos problemas financeiros e ultrapassar pelo menos durante alguns anos a Ford. Se não funcionar a GM terá que esperar até 2016 ou mais e só poderá encerrar uma fábrica.
O prazo de auto-recuperação Europeia ainda é incerto. A Fiat diz que as coisas não voltarão ao normal até 2015 ou 2016 mas a Ford acredita que a recuperação pode acontecer em 2014.
A única coisa que salva as duas empresas é um forte crescimento na América do Norte. O lucro da GM anterior ao pagamento de impostos cresceu 123 milhões de euros durante a primeira metade do ano na América do Norte e as vendas norte-americanas subiram 3,4%. O lucro da Ford anterior ao pagamento de impostos foi de 168 milhões de euros e as vendas na América do Norte subiram 1,8%.
Fonte: Automotive News