Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
alcançou o seu melhor trimestre de vendas em mais de uma década, em 2012, mas isso não foi o suficiente para compensar um ano com lucros e receitas menores. A marca americana sofreu grandes perdas na Europa e também noutros mercados. No entanto, a Ford alcançou um volume de vendas anual de 5,708 milhões de carros, um aumento de 54.000 carros.
Em 2012 a Ford alcançou um lucro, anterior aos impostos, de 7,996 mil milhões de dólares (cerca de 5,897 mil milhões de euros), menos 807 milhões de dólares (cerca de 595 milhões de euros) do que no ano passado. O lucro líquido foi de 5,7 mil milhões de euros (cerca de 4,2 mil milhões de euros), um valor 307 milhões de dólares (cerca de 226 milhões de euros) inferior ao registado em 2011.
Em termos de análise regional a Ford teve um ano bastante difícil. A marca teria tido um lucro superior, antes dos impostos, no ano inteiro se só tivesse vendido automóveis na América do Norte. Na Europa os prejuízos ascenderam quase aos 2 mil milhões de dólares (cerca de 1.4 mil milhões de euros), com uma quebra das vendas de 249.000 veículos para 1,35 milhões. Houve uma melhoria nos prejuízos na Ásia para 77 milhões de dólares (cerca de 56.7 milhões de euros) onde a Ford vendeu 1.033 milhões de veículos em 2012, uma melhoria de 132 mil carros. Apesar da América do Sul ter apresentado lucros, a região registou uma quebra de 600 milhões de dólares (cerca de 442 milhões de euros) em relação ao ano anterior. Em 2012 a Ford vendeu 489.000 carros naquela região, um decréscimo de 8.000 carros em relação a 2011. Mesmo a divisão de serviços financeiros da Ford registou um lucro significativamente mais baixo do que no ano anterior.
A Ford tem 17.9 mil milhões de euros em dinheiro bruto pronto a investir e tem cerca de 10.5 mil milhões em dívidas.
"Estamos bem posicionados para mais um ano forte em 2013, à medida que continuamos o nosso plano de servir clientes em todos os mercados mundiais com uma família completa de veículos - de pequeno, médio e grande porte, carros, utilitários e pickups, com a melhor qualidade, eficiência, segurança, design inteligente e valor", referiu o presidente e CEO da Ford, Alan Mulally.
Contudo é importante assinalar que o quarto trimestre da Ford foi bastante forte. Nos últimos três meses de 2012 a marca obteve um lucro, anterior aos impostos, de cerca de 1,239 mil milhões de euros, um valor cerca de 425 milhões de euros maior do que no quarto trimestre de 2011. O lucro líquido do quarto trimestre foi de cerca de 1.177 mil milhões de euros, mais cerca de 416 mil milhões de euros do que o mesmo trimestre de 2011.
A Ford prevê que as vendas de veículos continuem a subir no primeiro trimestre de 2013. A marca está a contar com um aumento das vendas em todos os mercados, à exceção do europeu, onde pensa que as vendas vão recuar em 13 mil unidades. Para o primeiro trimestre de 2012 a Ford conta vender em todo o mundo 1.565.000 veículos, um aumento de 160.000 veículos em relação a 2012.
EnciclopédiaFord |