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Os eleitores da América podem ter reeleito o presidente Barack Obama, mas os investidores parecem não estar assim tão felizes. Ontem o DOW Jones baixou cerca de 2% e o Nasdaq caiu praticamente o mesmo. Mas o que é que a reeleição significa para a indústria automóvel norte-americana?
Por um lado a vitória do presidente Barack Obama garante que todos os automóveis nos EUA terão de enfrentar no futuro diretrizes muito rígidas no que toca a emissões. Obama tem vindo a pressionar um plano para aumentar gradualmente o valor médio de economia de combustível das marcas nos EUA para 54.5mpg em 2025 (4.3l/100km), e parece que a política não vai mudar pelo menos até ao final do segundo mandato do presidente Barack Obama em 2016.
O governo dos EUA também ainda é detentor de 500 milhões de ações da General MotorsGMEstados Unidos da América, 1998 > presente8 modelos
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e é de esperar que a controvérsia sobre o que fazer com elas continue. Mitt Romney disse que caso fosse eleito venderia imediatamente as ações, mas a administração do presidente Barack Obama está à espera que as ações valorizem mais antes de as vender. Um dos principais pontos do debate à volta desta questão tem sido, com que nível de rentabilidade deverão ser vendidas as ações.
O presidente também tem um objetivo de ter um milhão de carros elétricos plug-in na estrada até 2015. Com a campanha atrás dele e sem mais preocupações espera-se que o presidente trabalhe ainda mais para este objetivo na sua segunda administração. Em fevereiro, o presidente Obama propôs um aumento do subsídio do governo sobre carros elétricos de 7.500 para 10.000 dólares (de cerca de 5900 para 7900 euros).
Ainda existem cerca de 16 biliões de dólares (cerca de 12.5 mil milhões de euros) no fundo de empréstimos para veículos elétricos e para apoio à pesquisa e desenvolvimentos nesta área.
Em breve serão também apresentadas propostas sobre combustíveis e segurança automóvel. A Califórnia está a pressionar para a utilização de gasolina e diesel mais ecológicos o que permitiria reduzir a poluição, mas que faria aumentar os preços dos combustíveis. A Agência de Proteção Ambiental e o presidente têm de decidir se querem que estas mudanças se estendam a todo o país. Uma proposta para tornar obrigatória a presença de câmaras de apoio em todos os carros e camiões novos foi suspenso no início deste ano e não se sabe até que ponto a National Highway Traffic Safety Administration não irá voltar a pressionar sobre esta matéria agora que a época eleitoral já terminou. Se for aprovada esta medida irá acrescentar cerca de 200 dólares (cerca de 156 euros) ao preço de cada veículo novo.
Uma coisa é certa, os interesses de quem anda à procura de carros mais ecológicos parece estar seguro. O presidente tem vindo a tentar tornar as estradas americanas mais ecológicas desde que foi eleito e não há nenhum sinal de que a sua reeleição vá mudar os planos.
Fonte: Automotive News