Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Christopher Bruce2012-06-13 22:47:59

24 Horas de Le Mans: Começa o desafio

A Audi continua a dominar mas a Toyota ainda pode lutar por um lugar no pódio

A primeira sessão de qualificação já foi cumprida em Le Mans. No final da última volta, o Audi R18 e-tron quattroR18 e-tron quattroAudi R18 e-tron quattroAlemanha, 2012 > presente8 fotografias
2 vídeos
nº1 registou o melhor tempo de 3:25.243, cerca de um décimo de segundo mais lento do que o tempo que o carro tinha alcançado nos treinos. Ainda assim, se hoje chover a Audi não irá conseguir manter o Quattro na pole position.

O Audi e-tron quattro nº2 foi cerca de um segundo mais lento do que o nº1 com uma volta de 3:26.536. Com 3:26.694, o R18 UltraR18 ultraAudi R18 ultraAlemanha, 2012 > presente11 fotografias
2 vídeos
nº3 foi o terceiro carro mais rápido da sessão. Ao contrário do que aconteceu nos treinos, a Audi não alcançou os quatro primeiros lugares na qualificação, com o Toyota TS030TS030 HYBRIDToyota TS030 HYBRIDJapão, 2012 > presente5 fotografias
2 vídeos
nº7 a ser o quarto mais rápido com uma volta de 3:27.191. O outro Audi R18 ultra foi quinto com 3:27.554, e o Toyota nº8 com um novo motor foi sexto com 3:28.295. O carro mais rápido entre os que não são de fábrica foi o HondaHPD ARX 03aHonda HPD ARX 03aJapão, 2012 > presente2 fotografias
1 video
da Strakka Racing que voltou a ser sétimo (tal como na primeira sessão de treinos) com uma volta de 3:32.750.

A Nissan continua a estar forte na classe LMP2. O Oreca 03-NissanOreca 03 NissanOreca Oreca 03 NissanFrança, 2011 > presente2 fotografias
nº46 da TDS Racing foi o mais rápido da categoria com um tempo de 3:39.252. A mesma combinação de chassis/motor da Murphy Racing com o carro nº48 ficou na segunda posição com um tempo de 3:39.877. Por fim, o HondaHPD ARX 03bHonda HPD ARX 03bJapão, 2012 > presente2 fotografias
1 video
nº44 da equipa Starworks foi o terceiro mais rápido com um tempo de 3:40.639.

O DeltawingDeltaWingNissan DeltaWingJapão, 2012 > presente19 fotografias
3 vídeos
foi 26º na sessão de qualificação da última noite e com o tempo de 3:42.612 ainda conseguiu ser mais rápido do que seis dos carros da categoria LMP2. O DeltaWing continua a ficar mais rápido, e um tempo de 3:40 parece possível em condições ideais.

O CorvetteCorvette C6.RChevrolet Corvette C6.REstados Unidos da América, 2012 > presente3 fotografias
nº74 foi o mais rápido na categoria GTE-Pro com uma volta de 3:55.910, um tempo mais rápido em dois segundos do que o melhor alcançado pela Aston Martin nos treinos. O segundo mais rápido foi o Ferrari458 Italia GTCFerrari 458 Italia GTCItália, 2011 > presente5 fotografias
1 video
da Luxury Racing que fez um tempo de 3:56.076 e o outro Corvette foi terceiro com 3:57.181. Aquele Aston MartinVantage GTEAston Martin Vantage GTEReino Unido, 2012 > presente4 fotografias
1 video
que foi rápido nos treinos foi quarto com um tempo de 3:57.466.

A classe GTE-Am foi novamente liderada pelo Porsche911 GT3 RSRPorsche 911 GT3 RSRAlemanha, 2011 > presente10 fotografias
da Flying Lizard Motorsport com uma volta de 3:57.594. Esse carro foi também o mais rápido nos treinos. O Porsche nº75 da Prospeed Competition foi o segundo mais rápido na classe com 3:58.035, e o Aston Martin ficou na terceira posição com uma volta de 3:58.725.

Hoje vão decorrer mais duas sessões de qualificação. A primeiro decorre entre as 18:00h e as 20:00h e o segundo das 21:00h às 23:00h, hora portuguesa. Se chover podemos esperar tempos bastante semelhantes aos de ontem. De momento não está prevista chuva, por isso esperamos voltas ainda mais rápidas.

Resultados Qualificação 1 - 24 Horas de Le Mans
Pos Cat Pilotos Chassis Pneus Voltas Desvantagem Melhor Tempo Velocidade Máxima
1 1 LMP1 Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Treluyer Audi R18 e-tron quattro M 28 - 3:25.453 238.8
2 2 LMP1 Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish Audi R18 e-tron quattro M 30 +1.083 3:26.536 237.6
3 3 LMP1 Romain Dumas, Loic Duval, Marc Gené Audi R18 Ultra M 27 +1.241 3:26.694 237.4
4 7 LMP1 Alexander Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima Toyota TS 030 - Hybrid M 25 +1.738 3:27.191 236.8
5 4 LMP1 Marco Bonanomi, Oliver Jarvis, Mike Rockenfeller Audi R18 Ultra M 29 +2.101 3:27.554 236.4
6 8 LMP1 Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin Toyota TS 030 - Hybrid M 26 +2.842 3:28.295 235.6
7 21 LMP1 Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane HPD ARX 03a - Honda M 21 +7.297 3:32.750 230.6
8 13 LMP1 Andrea Belicchi, Harold Primat, Jeroen Bleekemolen Lola B12/60 Coupe - Toyota M 17 +7.687 3:33.140 230.2
9 12 LMP1 Nicolas Prost, Neel Jani, Nick Heidfeld Lola B12/60 Coupe - Toyota M 23 +7.758 3:33.211 230.1
10 17 LMP1 Sébastien Bourdais, Nicolas Minassian, Seiji Ara Dome - Judd M 24 +9.263 3:34.716 228.5
11 22 LMP1 David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck HPD ARX 03a - Honda M 19 +11.635 3:37.088 226.0
12 15 LMP1 Franck Montagny, Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer Oak Pescarolo - Judd D 29 +12.961 3:38.414 224.6
13 46 LMP2 Mathias Beche, Pierre Thiriet, Christophe Tinseau Oreca 03 - Nissan D 29 +13.799 3:39.252 223.8
14 48 LMP2 Jody Firth, Warren Hughes, Brendon Hartley Oreca 03 - Nissan D 23 +14.424 3:39.877 223.1
15 44 LMP2 Vincente Potolicchio, Ryan Dalziel, Thomas Kimber-Smith HPD ARX 03b - Honda D 24 +15.186 3:40.639 222.4
16 45 LMP2 Bastien Briere, Jens Petersen, Shinji Nakano Oreca 03 - Nissan D 15 +15.274 3:40.727 222.3
17 24 LMP2 Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla Morgan - Judd D 28 +15.449 3:40.902 222.1
18 38 LMP2 Simon Dolan, Sam Hancock, Haruki Kurosawa Zytek Z11SN - Nissan D 26 +15.834 3:41.287 221.7
19 30 LMP2 Alexander Sims, Yelmer Buurman, Romain Ianneta Lola - Judd D 28 +15.998 3:41.451 221.6
20 35 LMP2 David Heinemeier Hansson, Bas Leinders, Maxime Martin Morgan - Nissan D 24 +16.268 3:41.721 221.3
21 25 LMP2 John Martin, Jan Charouz, Tor Graves Oreca 03 - Nissan D 23 +16.338 3:41.791 221.2
22 49 LMP2 Luis Perez Companc, Soheil Ayari, Pierre Kaffer Oreca 03 - Nissan D 23 +16.463 3:41.916 221.1
23 42 LMP2 Lucas Ordoñez, Martin Brundle, Alex Brundle Zytek Z11SN - Nissan D 26 +16.672 3:42.125 220.9
24 26 LMP2 Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov Oreca 03 - Nissan D 13 +16.704 3:42.157 220.9
25 33 LMP2 Scott Tucker, Christophe Bouchut, Luis Diaz HPD ARX 03b - Honda D 19 +16.771 3:42.224 220.8
26 0 CDNT Marino Franchitti, Michael Krumm, Satoshi Motoyama Delta Wing Nissan M 3 +17.159 3:42.612 220.4
27 23 LMP2 Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson Oreca 03 - Nissan D 18 +19.042 3:44.495 218.6
28 41 LMP2 Christian Zugel, Ricardo Gonzalez, Elton Julian Zytek Z11SN - Nissan D 19 +21.955 3:47.408 215.8
29 31 LMP2 Thomas Holzer, Mirco Schultis, Luca Moro Lola B12/80 Coupe - Lotus D 26 +22.614 3:48.067 215.1
30 40 LMP2 Michel Frey, Jonathan Hirschi, Ralph Meichtry Oreca 03 - Judd D 24 +22.671 3:48.124 215.1
31 28 LMP2 Fabien Giroix, Stefan Johansson, Ludovic Badey Lola B12/80 Coupe - Nissan D 16 +25.073 3:50.526 212.8
32 43 LMP2 Fabien Rosier, Philippe Thirion, Philippe Haezebrouck Norma MP 2000 - Judd D 22 +25.559 3:51.012 212.4
33 74 LMGTE Pro Oliver Gavin, Tommy Milner, Richard Westbrook Chevrolet Corvette C6 ZR1 M 26 +30.457 3:55.910 208.0
34 59 LMGTE Pro Frédéric Makowiecki, Jaime Melo, Dominik Farnbacher Ferrari 458 Italia M 15 +30.623 3:56.076 207.8
35 73 LMGTE Pro Jordan Taylor, Antonio Garcia, Jan Magnussen Chevrolet Corvette C6 ZR1 M 19 +31.728 3:57.181 206.9
36 97 LMGTE Pro Adrian Fernandez, Stefan Mücke, Darren Turner Aston Martin Vantage V8 M 20 +32.013 3:57.466 206.6
37 71 LMGTE Pro Andrea Bertolini, Olivier Beretta, Marco Cioci Ferrari 458 Italia M 25 +32.056 3:57.509 206.6
38 79 LMGTE Am Seth Neiman, Patrick Pilet, Spencer Pumpelly Porsche 911 RSR (997) M 21 +32.141 3:57.594 206.5
39 77 LMGTE Pro Marc Lieb, Richard Lietz, Wolf Henzler Porsche 911 RSR (997) M 19 +32.195 3:57.648 206.5
40 75 LMGTE Am Abdulaziz Alfaisal, Bret Curtis, Sean Edwards Porsche 911 RSR (997) M 23 +32.582 3:58.035 206.1
41 80 LMGTE Pro Jörg Bergmeister, Patrick Long, Marco Holzer Porsche 911 RSR (997) M 21 +33.264 3:58.717 205.5
42 99 LMGTE Am Allan Simonsen, Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen Aston Martin Vantage V8 M 24 +33.272 3:58.725 205.5
43 50 LMGTE Am Patrick Bornhauser, Julien Canal, Pedro Lamy Chevrolet Corvette C6 ZR1 M 23 +33.739 3:59.192 205.1
44 88 LMGTE Am Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti Porsche 911 RSR (997) M 26 +34.076 3:59.529 204.8
45 67 LMGTE Am Nicolas Armindo, Raymond Narac, Anthony Pons Porsche 911 RSR (997) M 27 +34.879 4:00.332 204.2
46 58 LMGTE Am Pierre Ehret, Franck Montecalvo, Gunnar Jeannette Ferrari 458 Italia M 18 +35.396 4:00.849 203.7
47 66 LMGTE Pro James Walker, Jonny Cocker, Roger Wills Ferrari 458 Italia D 19 +35.430 4:00.883 203.7
48 70 LMGTE Am Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon Chevrolet Corvette C6 ZR1 M 22 +37.568 4:03.021 201.9
49 83 LMGTE Am Manuel Rodrigues, Alain Ferte, Philippe Illiano Ferrari 458 Italia M 24 +38.963 4:04.416 200.7
50 81 LMGTE Am Piergiuseppe Perazzini, Nicola Cadei, Matt Griffin Ferrari 458 Italia M 25 +39.040 4:04.493 200.7
51 57 LMGTE Am Tracy Krohn, Niclas Jonsson, Michele Rugolo Ferrari 458 Italia D 23 +39.245 4:04.698 200.5
52 61 LMGTE Am Robert Kauffman, Rui Aguas, Brian Vickers Ferrari 458 Italia M 20 +39.408 4:04.861 200.4
53 55 LMGTE Am Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels Porsche 911 RSR (997) P 17 +42.717 4:08.170 197.7
54 29 LMP2 Jean-Denis Deletraz, Keiko Ihara, Marc Rostan Lola B12/80 Coupe - Nissan D 7 +48.633 4:14.086 193.1
  16 LMP1 Emmanuel Collard, Jean-Christophe Boullion, Stuart Hall Pescarolo 03 - Judd M 0      
  51 LMGTE Pro Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, Toni Vilander Ferrari 458 Italia M 0    

 

Enciclopédia
AudiAudi
R18R18
R18 e-tron quattroR18 e-tron quattro
Motor
V 6 (120º vee)
Cilindrada
226 cu in
Velocidade Máxima
202 mph
Transmissão
6, Sequencial manual
Potência máxima
510 cv
Carroçaria
--
Combustível
Gasóleo / Electricidade
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

2 comentários

FredSantos
Infelizmente não consegui ver a qualificação ontem, mas hoje não quero perder :)
14.06.2012 @ 10:54
purista
Idem, são os meus treinos livres a preparar-me para a maratona da corrida! :-)
14.06.2012 @ 12:03
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Le MansTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

evento relacionado

24 Hours of Le Mans
24 Hours of Le Mans em Le Mans 24 Heures
fechar