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A Alfa RomeoAlfa RomeoItália, 1910 > presente108 modelos
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divulgou detalhes mais profundos sobre a plataforma do 4CAlfa Romeo 4CItália, 2013 > presente1055 fotografias
e explicou como criou um carro produzido em massa na era moderna, que pesa apenas 895 kg. A marca revela que o conceito que norteou o 4C foi o de "supercarro acessível". Ao combinar os pontos fortes da ChryslerChryslerEstados Unidos da América, 1925 > presente70 modelos
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, FiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
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e MaseratiMaseratiItália, 1914 > presente62 modelos
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, o 4C está destinado a levar as capacidades de supercarro às massas.
A maior razão para o baixo peso do 4C é o monocoque de fibra de carbono que pesa 65 kg. A fibra de carbono é responsável por 10% dos materiais do 4C e 25% do seu peso. A desvantagem é que os monocoques têm de ser feitos fora do local onde o carro é montado e um pouco mais de 3.500 serão feitos todos os anos. Mil unidades do carro serão mantidas na Europa e as restantes serão enviadas para os EUA.
O sistema que o 4C utiliza para moldar a fibra de carbono permite a criação de peças inteiras sem a necessidade de colagem. Por exemplo, a fixação da porta poderia ser feita a partir de seis peças de aço num carro comum, mas o processo de fibra de carbono permite que seja formado por uma peça única.
A fibra de carbono ainda é muito cara de usar num carro completo na margem de preço do 4C. Para o tejadilho e para a estrutura dianteira e traseira, a Alfa Romeo usou alumínio para reduzir o peso relativamente ao aço.
A carroçaria do 4C é feita a partir de um tipo de fibra de vidro chamado folha de moldagem composta (SMC). Graças a esta, a Alfa Romeo conseguiu reduzir o peso em 20% em relação a uma carroçaria de aço. Um centímetro cúbico de SMC pesa cerca de metade de alumínio e de um quinto do aço. A SMC não amolga em pequenas colisões, o que deve ajudar a reduzir os custos de manutenção.
Em vez de focar na potência no desenvolvimento do novo carro, a Alfa Romeo colocou a ênfase na redução do peso. Isto também está ligado ao preço acessível do carro pretendido, porque um motor de raiz significaria custos mais elevados de produção e custos de manutenção mais elevados. Em vez disso, a Alfa Romeu escolheu o motor turbo 1750cc que já estava disponível e modificou-o para os 237cv, que dá ao 4C uma relação potência-peso de 4kg/cv.
A produção do 4C começará na antiga fábrica da Maserati em Modena, em Itália. O carro terá a sua própria linha de montagem e o controlo de qualidade e acabamento será feito com os outros Maseratis produzidos na fábrica. Depois da produção concluída todos os 4C vão fazer um test drive de 40 km como teste final.
A Alfa Romeo tenciona entregar o primeiro 4C no final de setembro de 2013. O carro será apresentado nos EUA em novembro no Salão de Los Angeles. O primeiro carro nos EUA só deverá ser entregue no final de 2013.
EnciclopédiaAlfa Romeo4C Gen.14C | Motor Linha 4 Cilindrada 107 cu in Velocidade Máxima 160 mph Transmissão 6, Dupla embraiagem with overdrive Potência máxima 240 cv @ 6000 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 34,59 US MPG | preço $ 86.820* baseado nos preços de Portugal custo de manutenção anual -- |