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Alfa Romeo combina compósitos para tornar 4C acessível

Primeiro carro será entregue no final de setembro

 
 
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O 4C estará à venda na Europa em setembro

A Alfa RomeoAlfa RomeoAlfa RomeoItália, 1910 > presente108 modelos
2257 fotografias
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divulgou detalhes mais profundos sobre a plataforma do 4C4CAlfa Romeo 4CItália, 2013 > presente1055 fotografias
e explicou como criou um carro produzido em massa na era moderna, que pesa apenas 895 kg. A marca revela que o conceito que norteou o 4C foi o de "supercarro acessível". Ao combinar os pontos fortes da ChryslerChryslerChryslerEstados Unidos da América, 1925 > presente70 modelos
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, FiatFiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
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e MaseratiMaseratiMaseratiItália, 1914 > presente62 modelos
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, o 4C está destinado a levar as capacidades de supercarro às massas.

A maior razão para o baixo peso do 4C é o monocoque de fibra de carbono que pesa 65 kg. A fibra de carbono é responsável por 10% dos materiais do 4C e 25% do seu peso. A desvantagem é que os monocoques têm de ser feitos fora do local onde o carro é montado e um pouco mais de 3.500 serão feitos todos os anos. Mil unidades do carro serão mantidas na Europa e as restantes serão enviadas para os EUA.

O sistema que o 4C utiliza para moldar a fibra de carbono permite a criação de peças inteiras sem a necessidade de colagem. Por exemplo, a fixação da porta poderia ser feita a partir de seis peças de aço num carro comum, mas o processo de fibra de carbono permite que seja formado por uma peça única.

A fibra de carbono ainda é muito cara de usar num carro completo na margem de preço do 4C. Para o tejadilho e para a estrutura dianteira e traseira, a Alfa Romeo usou alumínio para reduzir o peso relativamente ao aço.

A carroçaria do 4C é feita a partir de um tipo de fibra de vidro chamado folha de moldagem composta (SMC). Graças a esta, a Alfa Romeo conseguiu reduzir o peso em 20% em relação a uma carroçaria de aço. Um centímetro cúbico de SMC pesa cerca de metade de alumínio e de um quinto do aço. A SMC não amolga em pequenas colisões, o que deve ajudar a reduzir os custos de manutenção.

Em vez de focar na potência no desenvolvimento do novo carro, a Alfa Romeo colocou a ênfase na redução do peso. Isto também está ligado ao preço acessível do carro pretendido, porque um motor de raiz significaria custos mais elevados de produção e custos de manutenção mais elevados. Em vez disso, a Alfa Romeu escolheu o motor turbo 1750cc que já estava disponível e modificou-o para os 237cv, que dá ao 4C uma relação potência-peso de 4kg/cv.

A produção do 4C começará na antiga fábrica da Maserati em Modena, em Itália. O carro terá a sua própria linha de montagem e o controlo de qualidade e acabamento será feito com os outros Maseratis produzidos na fábrica. Depois da produção concluída todos os 4C vão fazer um test drive de 40 km como teste final.

A Alfa Romeo tenciona entregar o primeiro 4C no final de setembro de 2013. O carro será apresentado nos EUA em novembro no Salão de Los Angeles. O primeiro carro nos EUA só deverá ser entregue no final de 2013.

Enciclopédia
Alfa RomeoAlfa Romeo
4C Gen.14C Gen.1
4C4C
Motor
Linha 4
Cilindrada
107 cu in
Velocidade Máxima
160 mph
Transmissão
6, Dupla embraiagem with overdrive
Potência máxima
240 cv @ 6000 rpm
Carroçaria
Coupé
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
34,59 US MPG
preço
$ 86.820
* baseado nos preços de Portugal
custo de manutenção anual
--

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