Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
É surpreendente que um carro seja tão antigo que os principais marcos da sua história estejam agora a celebrar um século de idade. Este é exatamente o caso do famoso BlitzenBenzBenz Blitzen-BenzAlemanha, 1909 > 19117 fotografias
que definiu recordes de velocidade de meia milha e quilómetro no circuito de Brooklands em Inglaterra a 22 de dezembro de 1913.
No início de 1913 Hornsted foi à sede da Benz, em Mannheim, encomendar modificações para o seu Benz 200hp. A nova versão recebeu um radiador modificado, defletor de vento destacável e escape completo.
O carro modificado foi para Brooklands em novembro de 1913, mas Hornsted não foi capaz de estabelecer o seu primeiro recorde até 22 de Dezembro.
Na sua corrida original de dezembro Hornstead conseguiu atingir os 113,8 km/h em 804.67m (meia milha) e 118,8 km/h no quilómetro.
Hornstead voltou a 14 de janeiro para alcançar 196,38 km/h em duas milhas.
A 24 de junho de 1914, Hornsted voltou a Brooklands para estabelecer o primeiro recorde que ainda hoje é reconhecido. O piloto percorreu uma milha a uma velocidade média de 199,71 km/h e novas regras exigiam que definisse o tempo de ida e vinda e calculasse a média. Esta é, ainda, a mesma forma de definição de tempos utilizada atualmente.
Em 1914 Hornsted levou o carro de volta a Mannheim para manutenção e melhorias, mas a eclosão da Primeira Guerra Mundial fez com que nunca voltasse a recuperar o carro. Depois da guerra, a Mercedes acrescentou um novo chassis e competiu com o carro em 1921 na corrida inaugural da pista AVUS em Berlim.
A Benz produziu seis carros BlitzenBenz 200hp de 1909 a 1912.
EnciclopédiaBenzBlitzen-Benz | Motor -- Cilindrada 1312 cu in Velocidade Máxima 132 mph Transmissão -- Potência máxima 200 cv @ 1600 rpm Carroçaria -- Combustível -- Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |