Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Custos das baterias de lítio deverão cair dois terços até 2020

Nissan pode triplicar a capacidade do Leaf pelo mesmo preço se os custos das baterias caírem como prevê a McKinsey

A McKinsey and Company publicou um estudo no qual prevê que os custos das baterias de iões de lítio, usadas na maioria dos carros elétricos, deverão registar uma queda dos atuais 410 a 491 euros por kW/h para cerca de 164 euros por kW/h em 2020 e para cerca de 131 euros por kW/h em 2025.

O efeito que isso terá sobre a indústria automóvel é enorme. Primeiro, os veículos elétricos vão simplesmente ficar mais baratos. Por exemplo, o NissanNissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
LeafLEAFNissan LEAFJapão, 2009 > presente4 fotografias
tem atualmente uma bateria de 24kWh. Assumindo um custo de 410 euros por kW/h significa que a bateria tenha um custo de cerca de 9800 euros. Se este estudo estiver correto e os preços caírem, então a mesma bateria passaria a custar cerca de 3935 euros. Isto significa também que pelo mesmo preço a Nissan poderia equipar o Leaf com uma bateria de 60kW/h, assumindo que teria espaço para ela.

Em segundo lugar, se o custo da bateria baixar o suficiente, isto significará que um sistema híbrido moderado que atue simplesmente em paralelo com o motor de combustão interna poderá ser incluído em mais modelos. Estes sistemas não oferecem uma tão grande redução de consumos como nos veículos puramente híbridos, mas permitem reduzir as emissões e aumentar a economia de combustível.

A McKinsey refere que a redução de custos surgirá de processos de fabrico mais eficientes, standardização e uma maior produção para dividir o custo. Também foi previsto que a capacidade da bateria venha a aumentar entre 80% a 110% com as novas tecnologias.

"Em última análise, é preciso conseguir entusiasmar uma pessoa para que compre o veículo. Penso que os fabricantes de peças e as marcas ou os designers [têm de] descobrir qual a forma de armazenamento de energia é o mais entusiasmante para a pessoa que está a comprar o carro. Pode ser a autonomia, pode ser a aceleração, pode ser de armazenamento a bordo. Vamos ter de esperar que o mercado consiga descobrir isso", referiu um dos co-autores do estudo, John Newman.

Uma questão que está a impulsionar esta pesquisa é o preço do petróleo. Com o aumento dos preços dos combustíveis, o investimento nestas tecnologias será mais valioso e a construção de novas fábricas de baterias parecem mais valiosa.

Fonte: Automotive News

Enciclopédia
NissanNissan
LEAFLEAF
LEAFLEAF
LEAFLEAF
Motor
--
Tipo de Bateria
--
Velocidade Máxima
90 mph
Transmissão
Automática
Potência máxima
109 cv @ 9800 rpm
Carroçaria
Hatchback
Combustível
Electricidade
Autonomia
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

1 comentário

leunam
A ser verdade acho que os elétricos sairão mais valorizados. Neste momento acho ridiculo pagar 80 ou 90 euros de aluguer da bateria para além da restante mensalidade do carro
12.07.2012 @ 18:13
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Segurança e TecnologiaTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar