Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Gordon Murray está entre os maiores designers de carros de corrida da história. Foi responsável pelo completamente alucinado Brabham BT46B movido com uma ventoinha e pelos vencedores de campeonato BT49, BT52Brabham BT52 BMWReino Unido, 1983 > presente1 photo
e McLaren MP4/4McLaren MP4/4 HondaReino Unido, 1988 > presente2 fotografias
3 vídeos
. Depois de abandonar o design na Fórmula 1, foi responsável pela criação do McLaren F1McLaren F1Reino Unido, 1992 > 19986 versões
21 fotografias
. Nos últimos anos, Gordon tem tentado revolucionar os carros pequenos da mesma forma que o fez com os carros de corrida. O designer pensa agora ter descoberto a pólvora e desenvolveu um novo material composto leve a que chama iStream e que é 25 vezes mais barato de produzir do que a fibra de carbono.
Gordon usou o iStream para produzir o chassis do seu T.25, no qual são encaixados os painéis da carroçaria. Para além do material ser significativamente mais barato do que a fibra de carbono ainda elimina o passo de prensagem e o de soldar de uma armação de aço.
"Essencialmente, temos vindo a fazer automóveis da mesma forma desde o Model T e esse modelo está a desfazer-se", disse Murray.
Gordon prevê que pode vir a produzir 100.000 carros por menos 85% do dinheiro usado na produção de um carro convencional. Além disso, tenciona também licenciar a tecnologia para outros fabricantes.
O T.25 está equipado com um motor de três cilindros de 51cv, que permite atingir uma velocidade máxima de 161km/h, e pesa 550 kg. Apresenta consumos de combustível na ordem dos 2.9l/100km. Murray criou ainda a versão T.27 com um motor elétrico de 25kW e com uma autonomia de 160 km.
Fonte: Automotive News Europe