Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Já lá vai o tempo dos 5000€ de subsídio para a compra de veículos elétricos, anunciado com pompa e circunstância pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates. Agora o novo governo prepara novas propostas que tentem aumentar a penetração destes veículos na frota portuguesa.
Nas propostas presentes no documento de apoio à revisão dos Planos Nacionais de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e para as Energias Renováveis (PNAER) estão incluídas a possibilidade de estacionamento grátis nos centros urbanos e ainda a autorização para circular em faixas de rodagem reservadas a transportes públicos (BUS).
Neste documentos o governo pretende ainda criar uma quota de veículos elétricos obrigatória nas frotas da administração central e dos municípios, o que deve, em grande parte estimular a introdução dos veículos elétricos em Portugal.
A redução ou mesmo isenção do Imposto sobre Veículos (ISV) e/ou o Imposto Único de Circulação é outra das medidas que está a ser considerada neste documento.
No documento fica claro que objetivo central passa pelo aumento da incorporação de fontes de energia renováveis nos transportes, um setor que, segundo o relatório é aquele que incorpora menos fontes de energia renováveis. Esta falta de incorporação pode mesmo levar a atrasos nos compromissos assumidos por Portugal, até 2020, pelo que o documento defende o incentivo à produção de biocombustíveis em território nacional, utilizando resíduos e detritos.
EnciclopédiaNissanLEAFLEAFLEAF | Motor -- Tipo de Bateria -- Velocidade Máxima 90 mph Transmissão Automática Potência máxima 109 cv @ 9800 rpm Carroçaria Hatchback Combustível Electricidade Autonomia -- | preço -- custo de manutenção anual -- |