Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Rolls-Royce
O antigo diretor do Centro de Estudos da Indústria Automóvel na Cardiff Business School, Garel Rhys acredita que o povo britânico deveria agradecer a Margaret Thatcher pelo estado atual das marcas britânicas. Segundo este, o apoio de Thatcher à British LeylandLeylandReino Unido, 1896 > 19204 modelos
entre 1979 e 1988 foi crucial.
De acordo com Rhys, o apoio de Thatcher a marcas britânicas como a Land RoverLand RoverReino Unido, 1978 > presente15 modelos
1742 fotografias
9 vídeos
, a JaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
, a BentleyBentleyReino Unido, 1919 > presente37 modelos
1460 fotografias
5 vídeos
e a permitiu que estas se aguentassem o tempo suficiente até serem compradas por grupos estrangeiros. Thatcher também atraiu marcas japonesas a começarem a produzir carros no Reino Unido, o que acabou por se revelar um sucesso absoluto.
"O governo de Thatcher criou a base para a indústria automóvel britânica atual com o dinheiro que gastou na British Leyland", explicou Rhys.
Thatcher ficou famosa pela sua oposição contra a existência das empresas estatais e privatizou muitos setores de negócios na Grã-Bretanha que tinham sido anteriormente nacionalizados. No entanto, a Dama de Ferro nunca privatizou a British Leyland e apoiou-a com 3.3 mil milhões de euros entre 1979 e 1988.
A British Leyland foi criada em 1968 quando a British Motor Corporation se fundiu com a Leyland para controlar quase todas as marcas da indústria automóvel britânica à exceção da FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
e da VauxhallVauxhallReino Unido, 1857 > presente31 modelos
801 fotografias
6 vídeos
. No seu apogeu, as marcas British Leyland chegaram a ter uma quota de mercado de 40% no Reino Unido.
Em meados dos anos 80, o apoio à British Leyland começou a diminuir. O grupo vendeu as marcas de camiões em 1987 e vendeu ações da Jaguar, em 1984, até que a Ford acabou por comprar a marca em 1990.
"A Jaguar Land Rover resultou deste resgate. A MiniMINI (BMW)Alemanha, 2000 > presente15 modelos
2211 fotografias
7 vídeos
foi salva juntamente com os camiões Leyland DafDAFHolanda, 1928 > presente7 modelos
30 fotografias
", referiu Rhys.
As últimas parcelas da British Leyland terminaram em 2005 quando finalmente a Rover encerrou e foi comprada pela SAICShanghaiChina, 1958 > 19792 modelos
.
EnciclopédiaLeyland |