A Honda pode estar a desbravar caminho para criar um modelo que venha a competir diretamente com o . Na edição deste ano do Salão Automóvel de Frankfurt, que começa no dia 15 de Setembro, a empresa japonesa vai apresentar o Project 2&4, um veículo monolugar track-day com tecnologia derivada do MotoGP.
O Project 2&4 trata-se da proposta vencedora do “Global Design Project” lançado pela Honda e celebra a posição da marca como líder mundial no fabrico de motores que abrangem aplicações em duas e quatro rodas na indústria dos transportes motorizados e, também, equipamentos de força, motores marítimos e aplicações aeroespaciais.
Com 3.040mm de comprimento, 1.820mm de largura e uma altura de 995mm, a honda refere que o design do Project 2&4 foi inspirado no lendário
Fórmula 1 Honda RA272 de 1965, o primeiro carro japonês a vencer uma prova da categoria rainha do desporto motorizado, o Grande Prémio do México.
Com dimensões compactas, o peso reduzido do protótipo, com apenas 405kg potencialmente graças à utilização de alumínio e fibra de carbono (a Honda não revelou esta informação), tornam-no 115kg mais leve que o Atom. O resultado é a maximização do impacto causado pelo motor em posição central que, juntamente com o baixo centro de gravidade, assegura um nível elevado de respostas.
O Project 2&4 recebe o motor MotoGP RC213V, apesar de ter sofrido alterações para utilização nas estradas públicas. A Honda refere que o veículo oferece a liberdade de uma moto e as capacidades de manobra de um carro.
O motor V4 de 0.9 litros tem uma potência de 215cv às 13.000rpm e um pico de binário de 118Nm. A transmissão é uma unidade DCT de seis velocidades. A Honda não revelou dados sobre a performance do Project 2&4.
Com um cockpit aberto, a experiência de condução é levada a novos padrões com o banco do condutor, suspenso de forma não habitual por cima da estrada. Este design de "banco flutuante" coloca o condutor o mais perto possível da acção, semelhante à liberdade oferecida por uma mota.