Aquando da preparação do lançamento do ADAM, a Opel lançou um desafio a jovens artistas. Esse desafio consistia na criação de obras inovadoras inspiradas no novo modelo da marca alemã. O desafio foi bem recebido e entre as contribuições enviadas contam-se "Totally Enormous Extinct Dinosaurs" de Orlando Higginbottom do Reino Unido, "Invernomuto" de Simone Bertuzzi e Simone Trabucchi da Itália e ainda a criação de Julien Simshäuser da Alemanha.
Estes projetos de arte estão documentados e disponíveis no site "
ADAM&YOU", onde é possível aceder às obras, vídeos, fotografias e material registado nos bastidores e na produção.
Tomás Caetano, Diretor de Brand Marketing da Opel, declarou "é um prazer enorme trabalhar com artistas jovens da tendência vanguardista, com reconhecido talento, promovendo as suas criações a par do lançamento do nosso modelo urbano ‘chique’, o ADAM. Além do tradicional trabalho de engenharia, o desenvolvimento do ADAM também se focou na criatividade para garantir o mais elevado nível de personalização e individualização. Essas são caraterísticas que os artistas conseguiram espelhar no seu trabalho".
Aos jovens artistas foi oferecido um contacto exclusivo com o ADAM antes de a sua divulgação ter iniciado. Esta iniciativa da Opel resultou na criação de três projetos distintos que pretendem refletir a filosofia do novo modelo.
O Opel ADAM tem estreia marcada para o Salão Automóvel de Paris a 29 de setembro e as primeiras unidades deverão chegar aos concessionários no início de 2013.