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Mercedes GP testa novo layout de escape em Magny-Cours

O novo escape da Mercedes tem como objetivo melhorar a aderência a baixas velocidades

Aproveitando os testes de três dias em Magny-Cours, a MercedesMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
começou a experimentar um novo layout para o escape no W03. O novo escape utiliza o efeito Coandă, que descreve a atração de jatos líquidos para outros líquidos. A SauberSauberSauberSuíça, 1970 > presente21 modelos
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, a FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
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, a Red BullRed BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
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e a McLarenMcLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
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já usam escapes que exploram este efeito. A Force India e a Ferrari também estão a aproveitar os testes de Magny-Cours para experimentarem novas opções tecnológicas.

De acordo com o diretor de equipa, Ross Brawn, o novo escape vai melhorar a aderência a baixa velocidade e deve diminuir a degradação dos pneus.

"Achamos que é bastante significativo em termos de tração a baixa velocidade. O efeito dos gases de escape é mais significativo a velocidades mais baixas do que a velocidades mais altas. Além disso também traz o equilíbrio que talvez seja necessário no pneu traseiro", referiu Brawn.

A Mercedes também está a dar continuidade ao desenvolvimento de um sistema DRS duplo que canaliza algum ar para a asa dianteira do carro quando o DRS está aberto.

No W03W03Mercedes-Benz W03Alemanha, 2012 > 20127 fotografias
, o efeito Coandă está provavelmente a ser utilizado para duplicar o escape do carro numa direção específica, utilizando a aerodinâmica do carro. Podes ver uma demonstração do efeito mais abaixo. A linha azul é um jato de líquido. No caso do Mercedes essa linha representaria os gases de escape. O círculo vermelho é um venturi de ar que sai do carro. O efeito Coandă descreve uma forma para que o ar seja dirigido através do ar em torno dele.

Fonte: Autosport

Enciclopédia
Mercedes-BenzMercedes-Benz
W03W03
Motor
V 8 (90º vee)
Cilindrada
146 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
7, Semi-automática
Potência máxima
--
Carroçaria
Monolugar
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

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