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© imagem cedida por: Mercedes-Benz
Aproveitando os testes de três dias em Magny-Cours, a MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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começou a experimentar um novo layout para o escape no W03. O novo escape utiliza o efeito Coandă, que descreve a atração de jatos líquidos para outros líquidos. A SauberSauberSuíça, 1970 > presente21 modelos
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, a FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
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, a Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
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e a McLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
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já usam escapes que exploram este efeito. A Force India e a Ferrari também estão a aproveitar os testes de Magny-Cours para experimentarem novas opções tecnológicas.
De acordo com o diretor de equipa, Ross Brawn, o novo escape vai melhorar a aderência a baixa velocidade e deve diminuir a degradação dos pneus.
"Achamos que é bastante significativo em termos de tração a baixa velocidade. O efeito dos gases de escape é mais significativo a velocidades mais baixas do que a velocidades mais altas. Além disso também traz o equilíbrio que talvez seja necessário no pneu traseiro", referiu Brawn.
A Mercedes também está a dar continuidade ao desenvolvimento de um sistema DRS duplo que canaliza algum ar para a asa dianteira do carro quando o DRS está aberto.
No W03Mercedes-Benz W03Alemanha, 2012 > 20127 fotografias
, o efeito Coandă está provavelmente a ser utilizado para duplicar o escape do carro numa direção específica, utilizando a aerodinâmica do carro. Podes ver uma demonstração do efeito mais abaixo. A linha azul é um jato de líquido. No caso do Mercedes essa linha representaria os gases de escape. O círculo vermelho é um venturi de ar que sai do carro. O efeito Coandă descreve uma forma para que o ar seja dirigido através do ar em torno dele.
Fonte: Autosport
EnciclopédiaMercedes-BenzW03 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |