Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
fez uma viagem ao passado em busca de inspiração para o futuro para criar os protótipos IDx Freeflow e IDx Nismo que a marca está a apresentar no Salão Automóvel de Tóquio. Apesar do design dos carros ser inspirado no Datsun 510Nissan Bluebird Gen.4Japão, 1967 > 197116 versões
20 fotografias
, ou Bluebird em alguns mercados, a Nissan refere que os veículos foram pensados para pessoas nascidas depois de 1990 que estão habituadas a aprender a interagir com as novas tecnologias.
O IDx pega na forma básica do 510/Bluebird e atualiza-o de forma a integrar-se no mundo moderno. O veículo adapta a forma de três volumes do carro original com linhas mais nítidas e uma área traseira mais curta do que o capot. O carro tem um spoiler dianteiro de duas fases, uma na cor da carroçaria e outra em preto que combina com o carro, já o capot tem uma protuberância no IDx Freeflow e uma entrada de ar na versão Nismo. As laterais são uma placa plana de metal com muito poucas linhas ou modelagem. Não existe nenhuma linha abaixo das portas em ambos os carros e a versão Nismo recebe pára-lamas maiores que parecem aparafusados muito comuns em corridas amadoras.
A versão Nismo recebe uma pintura especial inspirada na versão que competiu nos Estados Unidos no final dos anos 60 e no início dos anos 70 no Trans Am contra os BMW 2002BMW 2002Alemanha, 1968 > 19777 versões
12 fotografias
e os Alfa Romeo GTA.
No interior a Nissan refere que pretendia elementos simples mas que continuassem a ser úteis. Isto é especialmente verdade no Freeflow que tem apenas um mostrador atrás do volante e alguns controlos. Os assentos e o painel de instrumentos foram revestidos a ganga. A versão Nismo recebe um conta-quilómetros e um conta-rotações, bancos de corrida em Alcantara vermelha.
O Freeflow pode ser oferecido com um motor 1.2 litros de quatro cilindros ou um 1.5 litros com uma transmissão CVT. A versão Nismo recebe um motor 1.6 litros turbo de injeção direta de quatro cilindros com uma caixa CVT.
Por enquanto, o IDx é apenas um protótipo e a Nissan não deu a entender que possa vir a ser produzido. No entanto, é bom ver que a marca ouve os fãs e sabe que existe o interesse entre alguns compradores num carro de desempenho acessível, com um bom design e espaço para quatro pessoas.
Podes ver um vídeo sobre os carros aqui.
EnciclopédiaNissan |