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Falamos muito sobre as marcas europeias que lutam para sobreviver, dado o clima económico difícil, mas nenhuma delas teve um ano tão mau como a LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
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. A empresa simplesmente implodiu este ano.
Tudo começou no início do ano com os rumores, que eventualmente acabaram por se confirmar que a empresa-mãe ProtonProtonMalásia, 1983 > presente9 modelos
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seria privatizada. Na primavera, a Lotus não tinha mais a segurança de ser propriedade do governo que basicamente lhe permitia fazer o que queria. O novo proprietário, a DRB-HICOM, olhou para os registos e demitiu o CEO Dany Bahar devido a práticas de negócios obscuros ou porque simplesmente não gostava dele.
Agora sob o controlo total da DRB-HICOM, a Lotus cancelou os planos de introduzir quatro novos modelos nos próximos anos e reduziu-a a apenas um - o novo EspritLotus EspritReino Unido, 2010 > presente4 fotografias
, e mesmo este não parece estar 100% seguro. A empresa vendeu até setembro deste ano 818 carros.
Mesmo o sucesso da Lotus no automobilismo só chegou este ano, quando alugou o seu nome a terceiros. Os seus motores para a Fórmula Indy eram tão pouco competitivos que o Campeonato ameaçou não deixar os carros competirem na Indy 500, devido a razões de segurança, e que a empresa deixaria de fornecer motores para a competição no próximo ano.
A equipa de Fórmula 1 Lotus obteve bons resultados esta temporada e Kimi Raikkonen está em terceiro lugar na classificação de pilotos, mas a equipa é na realidade propriedade e gerida pela Genii Capital. A Lotus é apenas patrocinadora do nome da equipa.
As coisas são semelhantes nas corridas de protótipos onde a LotusLola B12/80 COUPE LotusReino Unido, 2012 > presente8 fotografias
é o patrocinador do nome da equipa alemã Kodewa na classe LMP2.
Então o que pode ser feito para salvar a empresa?
Georg Kacher da revista Automobile pensa que a Lotus deve fundir-se com a Aston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
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para criar uma empresa que produz simultaneamente carros desportivos relativamente baratos e carros GTs caros. Além disso, a ideia não violaria o plano da DRB-HICOM de manter a Lotus no Reino Unido. No entanto, como uma das poucas marcas de luxo independente ainda existentes, a Aston Martin pode não ter o capital para cumprir esta tarefa.
No entanto, há uma outra empresa britânica que está a crescer rapidamente, que também poderia comprar a Lotus, se o preço for o correto - a CaterhamCaterhamReino Unido, 1973 > presente9 modelos
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. Pensem comigo por um momento, eu sei que a Caterham existe basicamente porque comprou os direitos do Lotus Seven em 1973. No entanto, a empresa tem vindo a crescer rapidamente e recentemente começou a trabalhar em estreita colaboração com a RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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no próximo AlpineAlpineFrança, 1955 > 199414 modelos
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O CEO da Caterham Tony Fernandes parece estar com vontade de gastar dinheiro se o investimento parecer vantajoso e o nome Lotus tem certamente mais reconhecimento do que o da Caterham. Se a Lotus está em tão maus lençóis, como parece, Fernandes poderia comprá-la e fundir a empresa com a Caterham. Recebe um nome com maior reconhecimento para vender carros desportivos e a Caterham fica com os chassis da Lotus e anos de experiência em engenharia.
A Lotus salvou-se de morte quase certa no passado, mas esta pode ser a última gota. O que achas que vai acontecer à Lotus dentro de um ano?
Fonte: Automobile
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