A Opel revelou finalmente o novo modelo Adam depois de uma longa campanha digital através de uma banda desenhada. A marca alemã acredita que o modelo combina um design arrojado com variadas possibilidades de personalização e que permitem tornar cada Adam num carro único.
O modelo citadino de três portas apresenta 3.7m de comprimento e 1.7m de largura. A Opel já possui outro modelo no mesmo segmento, o Agila, e com o lançamento do Adam pretende estender o carácter prático que estes carros oferecem à vida na cidade.
Karl-Friedrich Stracke, CEO da Opel, afirma que "o novo Opel Adam representa grande potencial de crescimento para a marca e estamos orgulhosos do que alcançámos, com um produto que integra a excelência da engenharia neste segmento".
Inicialmente, o Adam será disponibilizado com uma escolha de três motores a gasolina, uma unidade 1.2 de 70cv, um 1.4 de 87cv e um 1.4 de 100cv, associados a uma transmissão manual de cinco velocidades. Todas as motorizações estão equipadas com tecnologia ecoFLEX, que inclui sistema Start/Stop. Mais tarde, o Adam contará com um motor a gasolina da nova geração de propulsores da Opel, de baixa cilindrada, com turbocompressor e injeção direta. Este novo motor estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, também de nova geração.
Ambientes e atitudes
No que diz respeito aos níveis de equipamento, a Opel optou por uma abordagem diferente e refere-se aos mesmos como ambientes ou atitudes. Assim, estes três ambientes incluem o JAM mais colorido, o GLAM mais elegante e sofisticado e o SLAM que apela às personalidades mais dinâmicas. Os ambientes oferecem uma multiplicidade de cores exteriores, três cores de tejadilho, diferentes cores e decorações interiores com vários revestimentos, incluindo um acabamento com iluminação LED para o forro do tejadilho.
O logótipo do modelo surge, ao contrário do que é habitual, colocado na base do arco do tejadilho, nos pilares traseiros. A ampla grelha dianteira do Adam integra uma nova barra cromada a sustentar o emblema da Opel, uma solução vista pela primeira vez na nova linha Astra que chegará ao mercado ainda este ano. Os flancos ostentam linhas originais bem vincadas, como a forma de ´lâmina’ na parte inferior das portas e a linha saliente em torno dos puxadores, inspirada na do Astra GTC.
Informação e tecnologia
O novo Adam oferece, ainda, um sistema de informação e entretenimento da Opel que dá acesso a funções operadas por smartphones e que permite a ligação a telefones com o sistema operativo iOS e Android. O sistema de informação também inclui navegação GPS no ecrã tátil a cores, ligação Bluetooth e USB.
No que respeita a novas tecnologias adotadas pela Opel para o Adam incluem-se o sistema de Assistência Avançada ao Estacionamento (APA II). Ao pressionar uma tecla no painel de instrumentos, o condutor ativa o sistema, que o informa sempre que passar por um espaço suficientemente grande para estacionar. O sistema encaminha então o automóvel para o espaço de estacionamento, com o condutor controlando apenas os travões, a embraiagem e as mudanças. O APA II surge sempre associado ao avisador do ângulo cego lateral (SBSA), que utiliza também sensores ultrassónicos.
O Adam possui uma distância entre eixos de 2311mm e rodas que variam entre as 16 e as 18 polegadas. No entanto, também são disponibilizadas jantes de 17 ou 18 polegadas com o chassis Sport. A direção assistida elétrica (EPS) do Adam inclui um modo de funcionamento “CITY” que, através de um comando no tabliê, aumenta a assistência à direção nas manobras a baixa velocidade. O sistema ESP da mais recente geração faz parte do equipamento de série de todos os Adam e é complementado com funções auxiliares especialmente úteis como o sistema de assistência ao arranque em planos inclinados.
Segurança
A segurança a bordo do Adam é assegurada por airbags frontais, laterais e de cortina e tensores nos cintos de segurança dos bancos dianteiros. Entre os restantes dispositivos de segurança estão os dois conjuntos de fixações ISOFIX com correias superiores, que permitem instalar cadeiras de criança de forma fácil e segura no banco traseiro rebatível a 50:50.
O novo Adam será oficialmente apresentado no Salão Automóvel de Paris e estará disponível para encomendas imediatamente a seguir. Os primeiros carros chegarão aos concessionários já no início de 2013.