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Renault Alpine A110-5 é uma prenda bem rápida

 
 
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O A110-50 combina o Dezir com o Renault Mégane Trophy

A AlpineAlpineAlpineFrança, 1955 > 199414 modelos
219 fotografias
está em 2012 a comemorar o seu 50º aniversário, e o segredo mais mal guardado na indústria automóvel é que o Diretor de Design da RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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Laurens van den Acker criou um protótipo de um Alpine moderno para celebrar a ocasião. As primeiras imagens e desenhos já tinham vindo a ser divulgados ao longo da última semana, mas o carro verdadeiro foi finalmente revelado publicamente depois de ter sido lançado no Mónaco.

Em termos de design, o Alpine A110-50Alpine A110-50Renault Alpine A110-50França, 2012 > 20128 fotografias
2 vídeos
inspira-se no protótipo Renault DezirDeZirRenault DeZirFrança, 2010 > presente4 fotografias
. Van den Acker redesenhou a frente para a tornar mais parecida com a dos clássicos Alpine A110, incluindo faróis de nevoeiro em LED que evocam o carro original. Contudo, mantém a maior parte da carroçaria fluida do Dezir. Ao A110-50 foi acrescentada uma janela traseira, o que faz com que o motor esteja visível.

Aerodinamicamente, o A110-50 cria uma grande quantidade de downforce e está equipado com um separador dianteiro e um difusor e uma grande asa em forma de Y na traseira. Também foi necessário acrescentar mais arrefecimento não só pela aparência, mas porque o A110-50 é significativamente mais potente do que o Dezir. A entrada de ar esquerda é para o motor enquanto que a da direita é para o arrefecimento da caixa de velocidades.

Na realidade, o chassis do carro é idêntico ao do Mégane TrophyMégane TrophyRenault Mégane TrophyFrança, 2009 > presente2 fotografias
com o mesmo comprimento e motor e até no cockpit a entrada de ar frio é a mesma que na versão de corrida do Mégane. Foi modificado ligeiramente para que o motor pudesse encaixar mais abaixo no chassis. Para um serviço mais rápido durante a competição, a carroçaria conta com macacos pneumáticos integrais. 47,8% do peso assenta sobre as rodas dianteiras de 21 polegadas.

"Para todos os membros da equipa era um sonho trabalhar num protótipo Alpine. Queríamos que o veículo fosse claramente atual, enquanto relembra o seu património", disse van den Acker.

O interior do carro é praticamente todo ele automobilístico com uma gaiola de segurança completa. O banco do piloto tem o nome A110-50 bordado e vem com cintos de segurança de competição. O painel é uma unidade modificada do carro da Fórmula Renault 3,5.

A potência do carro vem do motor V6 3.5l de 400cv do Mégane Trophy que foi combinado com uma caixa sequencial manual de seis velocidades. A suspensão está equipada com amortecedores Sachs totalmente ajustáveis, mas o carro não tem ABS nem controlo de tração. Os travões têm à frente 356 milímetros com pinças de seis pistões e 330 mm atrás, com quatro pistões.

O Alpine A110-50 é e continuará a ser um protótipo. O carro é uma combinação entre partes do Mégane de corrida e do Dezir, e o Diretor de Planeamento de Produto da Renault já afirmou que o carro não será produzido. É bom ver que ao menos a Renault se lembra da sua história e está disposta a celebrar as suas marcas antigas.

Lendas Alpine

A Alpine foi fundada em 1955 por Jean Rédélé e o primeiro modelo, o A106, baseado no chassis Renault 4CV. Os modelos seguintes, em particular o A110, tiveram grande sucesso em ralis e em 1968 a empresa era quase o braço desportivo da Renault. Mas a crise do petróleo fez cair a procura de carros desportivos e a Alpine foi salva pela Renault. A empresa nunca recuperou e em 1994 deixou de existir.

Alpine A106

Em 1954, Jean Rédélé e o amigo Louis Pons venceram Coupe des Alpes com um 4CV modificado. Em homenagem a este evento escolheu o nome "Société des Automobiles Alpine" para a nova empresa onde desenvolveria carros por conta própria. Começou com o Alpine A 106 , que fez parar o Salão de Paris em 1954. A designação A 106 deriva do sistema de designação de motores da Renault.

Alpine A108

Baseado no Renault Dauphine, o A 108 foi introduzido em 1958 como descapotável, seguindo-se em 1959 uma versão fechada. O A 108 Berlinette Tour de France de 1960 é, com um peso de apenas 530 kg, o carro ideal para corridas e ralis. Não só ganhou vários troféus, como criou o ADN do lendário modelo A 110, o modelo seguinte na história da Alpine.

Alpine A110

Em 1962, o público de Paris vê pela primeira vez o novo Alpine A 110, com muitos componentes do R8. Com o seu design extremamente plano e construção leve, o A 110 torna-se num ícone dos rális. Com o sucesso, a cooperação entre Alpine e Renault intensifica-se e os modelos Alpine passam a ser vendidos por vendedores da Renault e a pequeno marca torna-se na equipa oficial de rális da Renault.

Alpine A310

Mas na década de 1970 a marés virou. O Alpine A 310 foi lançado no Salão de Genebra de 1971, com o orçamento da marca a ser todo gasto no desenvolvimento do substituto do A 110, mas o momento da estreia não podia ser pior. A crise do petróleo atingiu o mercado automóvel em 1973 e a procura de carros desportivos caiu e a Renault entrou em cena para adquirir a sua jovem parceira em dificuldades.

Renault Alpine GT

Com a compra da Alpine por parte da Renault em 1973, a sua influência sobre o desenvolvimento de carros desportivos Alpine aumentou. O resultado surgiu no início de 1985 no Salão Automóvel de Genebra com o Alpine GT. Com um motor V6 de 158cv que chegava aos 235 km/h, o Alpine GT era o carro mais rápido do Grupo Renault. A marca era pela primeira vez fabricante oficial de um carro Alpine.

Renault 5 Alpine

A compra da Alpine ampliou as possibilidades da Renault em termos de modificações de carros de estrada. No final de 1975 chegou o Renault 5 Alpine com 93cv. Feito com peças Renault melhoradas, o pequeno carro chegava em dez segundos aos 100 km/h e a uma velocidade de 173 km/h, com um peso de apenas 840 kg. Em apenas sete anos, mais de 70.000 Renault 5 Alpine encontraram comprador.

Renault Alpine A 610

O último modelo produzido foi o Alpine A 610 . Quando a Renault decidiu abandonar o emblema Alpine em 1994, 849 unidades do modelo foram produzidas. O A 610 só estava disponível com um motor turbo de 250cv e que levava o carro a uma velocidade máxima de 265 km/h. Com o A 610 terminou a era Alpine na Renault. Hoje, a fábrica da Alpine em Dieppe é usada para produzir modelos da Renault.

Renault Alpine A110-50

Para comemorar o 50º aniversário da marca Alpine, em 2012, o diretor de design da Renault Laurens van den Acker criou um protótipo Alpine moderno para celebrar a marca. O Alpine A110-50 recebeu o design do protótipo Renault DeZir. Van den Acker redesenhou a frente do carro para se parecer mais com os clássicos Alpine A110, incluindo os faróis de nevoeiro LED que relembram o carro original.

Enciclopédia
RenaultRenault
Alpine A110-50Alpine A110-50
Motor
V 6
Cilindrada
213 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
6, Sequencial manual
Potência máxima
360 cv
Carroçaria
Coupé
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

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