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No ano em que celebra os 50 anos de existência do 911Porsche 911Alemanha, 1963 > presente6 gerações
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, a PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
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prepara-se para lançar as mais recentes versões TurboPorsche 911 TurboAlemanha, 2013 > presente e Turbo SPorsche 911 Turbo SAlemanha, 2013 > presente do icónico modelo da marca. A Porsche anuncia que as novas versões estabelecem novas referências em termos de dinâmica e no consumo de combustível.
A nova tração integral, o eixo traseiro ativo direcional, aerodinâmica adaptativa, iluminação totalmente em LED e uma potência máxima que vai até 560 CV extraídos do motor boxer de seis cilindros com dupla sobrealimentação, marcam as novidades da nova geração dos expoentes máximos da tecnologia e da performance da gama 911.
O chassis dos novos 911 Turbo e Turbo S é totalmente novo e conta com um design ultraleve, com uma distância entre eixos 100mm maior e jantes de 20 polegadas mais largas. O sistema ativo anti-rolamento do chassis PDCC, que é oferecido pela primeira vez nos modelos 911 Turbo, incrementa ainda mais a performance dinâmica.
Os novos 911 Turbo e Turbo S são alimentados pelo mesmo motor boxer de seis cilindros opostos 3.8, sobrealimentado e com injeção direta e o sistema de tração integral PTM. Mas enquanto que o Turbo conta com 520cv, o Turbo S eleva a fasquia para os 560cv. A potência é transferida para a transmissão pela caixa de dupla embraiagem Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades, que agora possibilita a função Auto Start-Stop com o desligar do motor a ser ativado mais cedo quando o veículo vai em modo “velejar” até parar, bem como quando vai simplesmente a ”velejar”.
Graças ao novo sistema de gestão térmica para o motor turbo e transmissão PDK, os engenheiros da Porsche conseguiram uma redução do consumo combinado de combustível em 16% para os 9.7l/100km, em ambas as versões.
Novo sistema de tração integral com controlo eletro-hidráulico
Para uma transmissão mais rápida e precisa da potência para os dois eixos, a Porsche desenvolveu um novo sistema de tração integral (PTM) com controlo eletrónico do acoplamento multi-discos. O novo sistema possui uma nova função de arrefecimento por água, de forma que pode direcionar mais potência para o eixo dianteiro caso seja necessário.
Resultante da interação otimizada entre o motor, transmissão e o sistema de tração, os novos 911 Turbo e Turbo S têm uma ainda melhor capacidade de arranque. O 911 Turbo com o opcional pacote Sport Chrono Plus acelera dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos, um registo 0,1 segundos melhor do que o anterior 911 Turbo SPorsche 911 Turbo SAlemanha, 2010 > presente4 fotografias
. O novo 911 Turbo S consegue o tradicional sprint até aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos. A velocidade máxima é de 318 km/h.
Design distintivo
A traseira da nova geração do 911 Turbo é mais larga 28 mm face aos modelos 911 Carrera 4Porsche 911 Carrera 4Alemanha, 2012 > presente2 fotografias
e apresenta uma superfície praticamente plana, da largura de uma mão, entre o pilar C e o limite da carroçaria. Outra diferenciação são as jantes forjadas de 20 polegadas e em duas tonalidades. O Turbo S também possui os novos faróis totalmente em LED que se caracterizam por possuir as luzes diurnas dinâmicas de quatro pontos, que se baseiam numa câmara de controlo do feixe luminoso, e que podem ser encomendadas, como opção para o 911 Turbo.
Eixo traseiro direcional e aerodinâmica ativa
Segundo a Porsche, a introdução do eixo traseiro direcional veio melhorar a performance em circuito e no dia-a-dia das duas novas versões de topo. O sistema consiste em dois atuadores eletro-mecânicos em vez dos convencionais braços de controlo do lado esquerdo e direito no eixo traseiro. O ângulo de direção das rodas traseiras pode variar até 2,8 graus, dependendo da velocidade do veículo. Até velocidades de 50 km/h, quando as rodas da frente rodam, o sistema faz com que as rodas traseiras rodem no sentido contrário.
Isto corresponde a um encurtamento virtual da distância entre eixos de 250 mm, o que dá ao 911 Turbo uma melhor prestação em curvas e percursos citadinos ou muito sinuosos. O sistema permite ao veículo curvar mais rápido e uma melhor resposta à direção, simplificando as manobras e o estacionamento.
A velocidades superiores a 80 km/h, o sistema vira as rodas paralelamente às rodas da frente. Isto equivale a aumentar a distância entre eixos em 500 mm, oferecendo ao veículo mais estabilidade, especialmente a velocidades mais elevadas.
A Porsche desenvolveu pela primeira vez um sistema de aerodinâmica ativa para os novos modelos 911 Turbo que consiste num spoiler retrátil com três fases, que pode ser estendido de forma pneumática e uma asa traseira extrátil também com três posições de ajuste. Isto torna possível afinar a aerodinâmica do 911 Turbo ao gosto de cada condutor. Graças a esta nova posição dinâmica, a Porsche refere que uma volta ao circuito de Nürburgring pode melhorar até dois segundos simplesmente devido a este sistema.
Novo interior
O interior foi totalmente redesenhado em ambas as versões 911 Turbo, com base na família 911. O Turbo S oferece equipamentos como o interior em pele com a combinação de cores Preto/Vermelho Carrera e Bancos Desportivos Plus com ajuste elétrico em 18 posições e pacote de memória. As costas dos bancos são revestidas a pele com pespontos duplos e diversos elementos em carbono. Tal como nos modelos anteriores, o sistema de som Bose é de série e pela primeira vez, o sistema de som Burmester está disponível como opcional. O regulador de velocidade com controlo de radar, o reconhecimento dos sinais de trânsito através de uma câmara e o reconhecimento dos limites de velocidade são outros opcionais disponíveis.
Os novos modelos de topo do 911 chegam ao mercado no final de setembro de 2013. Em Portugal, o novo 911 Turbo vai custar 194.866 euros e o novo 911 Turbo S 229.183 euros.
A ideia original em 1974 era produzir uma série limitada de 1000 unidades do primeiro 911 Turbo. A produção total do 911 Turbo até 1989 chegou quase às 21.000 unidades. Em termos básicos, o Turbo mantém-se inalterado há 30 anos: o ponto central tem sido combinar potência e desempenho com o conforto e qualidades automobilísticas do dia-a-dia.
No Salão Automóvel de Paris de 1974 a Porsche apresentou o 911 Turbo 3.0. A potência máxima deste carro desportivo era de 260 cv a partir de um motor de três litros. Ao atingir uma velocidade máxima de 250 km/h o Porsche 911 Turbo 3.0 foi durante muito tempo o carro desportivo mais rápido na Alemanha.
Em 1977 a Porsche apresentou o 911 Turbo 3.3 com um motor mais potente com 300 cv. O nome de código da série era 930 e este carro desportivo continua a ser uma lenda até aos nossos dias.
Depois de uma pausa de produção de dois anos, o Turbo seguinte chegou equipado com um motor 3.3 de 320 cv e foi lançado em 1991, desta vez baseado no 911 (964).
A geração seguinte do 911 Turbo (993) introduzido em 1995 tinha um motor baseado no 3.6 litros do 911 Carrera e estava equipado com dois turbocompressores que aumentavam a potência para 408 cv às 5750 rpm. Outra inovação importante foi a introdução da tração integral vinda do 911 Carrera 4. No total foram produzidas 6,314 unidades do Turbo (933).
A versão 996 do 911 Turbo foi introduzida no ano de 2000 e manteve o sistema de tração integral da Porsche e a tecnologia bi-turbo. Além disso introduziu discos de travão de cerâmica. Tinha uma potência máxima de 450 cv graças aos 3,6 litros de cilindrada o que permitia ao carro atingir uma velocidade máxima de 307 km/h.
O Turbo 997 foi introduzido em 2006 no Salão Automóvel de Genebra. O motor era baseado na unidade 964/GT1 que tinha 480cv e 620 Nm de binário. O motor utilizava dois turbos BorgWarner VTG, uma estreia para a Porsche.
EnciclopédiaPorsche911911 Gen.6 [991 Series]911 Turbo S | Motor Boxer 6 Cilindrada 232 cu in Velocidade Máxima 198 mph Transmissão 7, Dupla embraiagem Potência máxima 560 cv @ 6750 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 24,25 US MPG | preço $ 229.448* baseado nos preços de Reino Unido custo de manutenção anual -- |