Com o objetivo de tornar o Panamera num ícone da performance na classe de luxo a Porsche desvendou esta terça-feira em Berlim a segunda geração do modelo focando-se na performance de um automóvel desportivo e no conforto de uma berlina de luxo. O Panamera marca a estreia de uma nova plataforma e de novos motores e recebe alterações ao nível de dimensões, design e tecnologia.
A segunda geração do Panamera é o primeiro modelo a receber a nova plataforma MSB que permite reduzir o peso do veículo através de uma utilização mais extensiva de alumínio na estrutura principal. O modelo é agora 35mm mais comprido (5050mm), 5mm mais largo (1935mm) e 5mm mais alto.
Apesar de ter crescido apenas 5mm em largura as entradas de ar em forma de A e a barra desenhada na grelha do radiador na frente do Panamera dão a sensação de que esse aumento foi mais substancial. O capot tem um design em forma de seta e conta com um powerdome proeminente que resultam numa frente baixa possível graças à construção compacta dos motores. As luzes diurnas em LED de quatro pontos e estão disponíveis em três versões diferentes. O design das janelas laterais também foi redesenhado: a superfície visualmente contínua, juntamente com as linhas na traseira, criam uma ligação visual com o Porsche 911. A componente mais proeminente de identificação da traseira é, sem sombre de dúvidas, as luzes traseiras em três dimensões em LED, com luzes de travagem integradas de quatro pontos. As luzes traseiras estão ligadas por uma faixa em LED. O Panamera 4S e o 4S Diesel podem ser reconhecidos pelas saídas de escape redondas, enquanto o Panamera Turbo possui saídas de escape trapezoidais.
A gama inicial da nova geração vai contar com três versões com novos motores V6 e V8 da Porsche, todas elas com tração integral. O
Panamera Turbo conta com o mais potente motor a gasolina da gama, um V8 4.0 biturbo com 550cv e um binário máximo de 770Nm. Consegue atingir os 100km/h em 3.8 segundos e a uma velocidade máxima de 306km/h. O consumo médio anunciado é de 9,4l/100km, com emisões de CO2 de 214g/km.
O motor V6 biturbo com 2,9 litros do
Panamera 4S debita uma potência máxima de 440cv e 550Nm de binário. O Panamera 4S consegue alcançar os 100 km/h em apenas 4,4 segundos e uma velocidade máxima de 289km/h. O consumo combinado é de 8,2l/100 km, com emissões de CO2 de 186 g/km CO2.
Uma das estreias na segunda geração do Panamera é um novo motor diesel de oito cilindros em conjugação com a tração integral permanente. É o mais potente motor diesel de sempre num Porsche de produção em série com 422cv e 850Nm de binário. O
Panamera 4S Diesel consegue atingir os 285km/h e é atualmente o mais rápido modelo de produção com motor diesel ao alcançar a marca dos 100km/h em 4.5 segundos. O consumo anunciado é de 6.8l/100km e emissões de CO2 de 178g/km.
O novo Panamera mostra um interior completamente novo. Em muitas áreas, superfícies com comandos sensíveis ao toque substituem as tradicionais teclas e ecrãs de alta resolução misturam-se no interior. Para levar a experiência de conforto a bordo do novo Panamera existem novas opções de equipamento tais como o teto de abrir, bancos com massagens, luz ambiente e um sistema de som High-End 3D da Burmester.
O Panamera está equipado com diversos equipamentos de assistência, de série e opcionais, que tornam a condução mais fácil e segura. O mais importante dos novos sistemas inclui o assistente de visão noturna, que utiliza uma câmera térmica para detetar pessoas e animais de grande porte, exibindo-os no cockpit em cor de destaque, ao mesmo tempo que emite um aviso.
O novo Porsche Panamera já pode ser encomendado e tem a chegada marcada aos concessionários a 5 de Novembro deste ano. Os preços em Portugal começam nos 134.644 euros do Panamera 4S. O Panamera 4S Diesel tem um preço base de 154.320 euros e o Panamera Turbo de 188.007 euros.
EnciclopédiaPorschePanameraPanamera Gen.2Panamera 4S Diesel | Motor V 8 Cilindrada 241 cu in Velocidade Máxima 177 mph Transmissão 8, Dupla embraiagem
Potência máxima 422 cv @ 5000 rpm Carroçaria Tourer Combustível Gasóleo Consumo de combustível (combinado) 34,59 US MPG | preço $ 149.523* baseado nos preços de Reino Unido custo de manutenção anual -- |