Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
W. O. Bentley já tinha trabalhado na venda de automóveis, em parceria com o seu irmão, quando em 1919 decidiu criar a Bentley Motors Limited, realizando assim um antigo sonho de conceber e produzir os seus automóveis.
A marca viveu sempre com dificuldades financeiras, que se agravaram com o crash de Wall Street em 1929, e em 1931, através da empresa British Central Equitable Trust, a Rolls-Royce comprou secretamente a Bentley. A Rolls-Royce transformou a empresa na nova Bentley Motors e foi sua proprietária desde 1931 até 1998.
O "pai" da empresa acabou por desistir do negócio que tinha começado e abandonou a Bentley em 1935 porque já não se sentia um membro importante da administração desde que a Rolls-Royce lhe comprou a empresa e assumiu o controlo total da mesma. Para além disso, a Rolls-Royce fechou a fábrica da Bentley em Cricklewood e os carros Bentley começaram a ser produzidos nas instalações da Rolls-Royce em Derby, Inglaterra. Após a Segunda Guerra Mundial ambas as marcas começaram a fabricar os seus carros em Crewe, Cheshire, Inglaterra.
Como consequência de ambas as marcas se terem unido, a grande maioria dos modelos Bentley não eram muito mais do que carros Rolls-Royce um pouco mais baratos com emblemas da Bentley e algumas outras diferenças menores, que resultaram na mistura de identidades destas marcas. A Bentley só se tornou mais independente na década de 1980 e foi aí que começou a produzir os seus modelos de luxo e alto desempenho mais uma vez, o que se refletiu no aumento significativo nas vendas e popularidade.
Com este crescimento importante e a promessa de um futuro brilhante pela frente, o Grupo Volkswagen decidiu investir na marca Bentley e adquiriu a empresa em 1998. As vendas da Bentley não têm decepcionado o investimento feito até agora, uma vez que atualmente continuam a subir.
top
No ano em que Walter Owen Bentley abriu a sua empresa de automóveis, também criou um departamento paralelo de corridas - a Bentley Motorsports, Ltd. O primeiro veículo com que a empresa correu foi um Bentley Exp2, um protótipo que iria correr para a vitória na corrida de Brooklands em 1921. A Bentley ainda hoje possui este carro.
A Bentley entrou na corrida Le Mans pela primeira vez em 1923, onde o condutor John Duff ficou em quarto lugar. Em 1924 Duff correu novamente para vencer o primeiro título do Le Mans da Bentley.
O sucesso da Bentley no Le Mans estava, no entanto, ainda por vir, com a marca britânica a vencer o 24 Hours of Le Mans quatro anos consecutivos de 1927 a 1930. A Bentley também arrecadou o título na corrida Brooklands 500 Mile de 1931.
Infelizmente para a Bentley, desde o dia que a Rolls-Royce comprou a empresa, a Bentley quase se retirou do mundo do automobilismo, uma vez que a maior parte da sua participação foi através de equipas privadas. O Bentley Speed 8 fez uma participação bem sucedida nas temporadas de 2001, 2002 e 2003 do Le Mans.
top