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BMW Série 2

BMW Série 2 (Alemanha, 2013-presente)

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Características Gerais

O Série 2 Coupé foi lançado em 2013 pela BMW para substituir o Série 1 Coupé.

O Série 2 Coupé converte a versão cinco portas do Série 1 num coupé de duas portas. O chassis é idêntico ao Série 1, mas com uma nova carroçaria mais elegante. Apesar das dimensões mais reduzidas o carro ainda tem uma carroçaria de cintura baixa, um capot longo, janelas sem caixilharia e uma mala curta, característica dos coupés da BMW.

O design é simples, mas bonito. A principal característica é o contorno criado pelos vincos abaixo da porta e nas soleiras. O carro padrão é mais atraente do que a versão M235i graças às linhas brilhantes do carro padrão com mais cromado. Em comparação, o M235i recebe uma frente mais complicada com entradas de ar maiores e menos cromados.

O Série 2 tem 4432mm de comprimento, 108 milímetros mais comprido e 5 milímetros mais baixo do que o atual Série 1. Comparado o Série 1 Coupé, o novo Série 2 é 72 mm mais comprido, 26 milímetros mais largo e tem uma distância entre eixos 30 mm maior. As dimensões maiores traduzem-se em mais espaço interior comparativamente à geração anterior.

O novo modelo foi lançado em três versões: 220i, 220d e M235i. Tanto o 220i como o 220d utilizam motores de quatro cilindros de 2.0 litros nas versões gasolina e diesel, respetivamente. O 220i oferece 181cv e 270Nm de binário enquanto que o 220d oferece 181cv e 380Nm. A versão topo de gama M235i oferece aos condutores 322cv e 450Nm através do motor twin-turbo 3.0 litros de seis cilindros em linha.

O modelo é oferecido nas linhas Sport Line, Modern Line e M Sport.



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Variante Active Tourer

O Série 2 Active Tourer é o primeiro de uma série de veículos da BMW que utilizam a nova plataforma de tração dianteira, que foi estreada pela nova geração do MINI Cooper. O modelo tem proporções muito distintas dos habituais veículos da marca e vai competir diretamente com o Mercedes Classe-B. O Active Tourer tem 4342mm de comprimento, 1800 de largura e 1555 de altura.

Ainda assim a identidade da marca está claramente presente no BMW Série 2 Active Tourer. Não faltam as características essenciais como a grelha em forma de rim ligeiramente inclinda para a frente ladeada pelos faróis circulares individuais nas extremidades.

A plataforma modular na qual é baseado o novo modelo vai permitir uma grande diversidade de modelos. Para o Active Tourer está já previsto o lançamento de uma variante de sete lugares. Esta mesma plataforma poderá vir a dar origem à nova geração do X1 e a um novo sedan Série 1.

Quanto a motores o novo Série 2 Active Tourer vai estar disponível com uma escolha de três motores potentes, leves e eficientes de três e quatro cilindros que fazem parte de uma nova geração de motores e que se encontram disponíveis no novo MINI.

A versão Active Tourer 218i está equipada com o motor 1.5 litros de três cilindros com 136cv tem um consumo médio de 4.9l/100km e emissões de CO2 de 115 g/km combinado com uma caixa manual de seis velocidades.

A versão topo de gama no lançamento é o Série 2 Active Tourer 225i. Esta versão equipada com um motor quatro cilindros de 231cv atinge os 100km/h em 6.8 segundos e uma velocidade máxima de 235km/h. O consumo médio anunciado pela BMW é de 6.0l/100km, com emissões de 139g/km.

Por fim a primeira versão a diesel do novo Active Tourer é o 218d, equipado com um motor de quatro cilindros com 150cv e 330Nm de binário. Esta versão consegue atingir os 100km/h em 8.9 segundos e uma velocidade máxima de 205km/h. Ainda assim a performance é combinada com a eficiência já que o 218d apresenta um consumo combinado de 4.1l/100km e emissões de 109g/km.



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Variante cabriolet

O Série 2 Cabriolet apresentado em 2014 é um carro de tração traseira maior do que a versão coupé do Série 2. Tem 4432mm de comprimento, mais 72mm, 1774 de largura, mais 26mm, e uma distância entre eixos 30mm maior, com 2690mm. Graças às novas dimensões a BMW refere que o veículo facilita a entrada e saída do carro, para além de aumentar a capacidade de carga. Quando a capota está colocada a capacidade de carga é de 335 litros, enquanto que com a capota recolhida o tamanho é reduzido para 280 litros.

Ao contrário do que acontece com o Série 4 Cabriolet, com um tejadilho retrátil duro, o Série 2 Cabriolet tem uma capota em tecido. Para além de permitir uma redução de peso, esta opção serve também como uma forma de baixar o preço do modelo.

O tejadilho abre e fecha automaticamente em 20 segundos com o simples toque de um botão na consola central a velocidades abaixo dos 48.2km/h. A nova capota recebe um novo tecido de quatro camadas que oferece isolamento adicional e maior conforto acústico.

O Série 2 Cabriolet pesa cerca de 150 kg a mais do que à variante coupé devido ao mecanismo do tejadilho e ao reforço extra do chassis nos painéis laterais.

Motores

O Série 2 Cabriolet é oferecido com quatro motores mais potentes e mais económicos do que o antecessor Série 1. A versão topo de gama é o M235i, equipado com um motor 3.0 litros TwinPower Turbo de seis cilindros em linha, com 326cv e 450Nm de binário. Combinada com uma caixa manual de seis velocidades, o M235i Cabriolet atinge os 100km/h em 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 250km/h. Em termos de eficiência a BMW aponta para um consumo médio de 8.5l/100km e emissões de 199g/km de CO2.

Duas versões a gasolina são oferecidas com potências distintas através do motor quatro cilindros 2.0 TwinPower.

O 220i Cabriolet com 184cv e 270Nm de binário consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em 7.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 231km/h. Com um consumo médio de 6,8l/100km, esta versão produz 159g/km de CO2.

O 228i Cabriolet tem 245cv e 350Nm de binário. Na variante manual esta versão atinge os 100km/h em 6,1 segundos e uma velocidade máxima de 250km/h. O consumo médio apontado é de 6,8l/100km, com emissões de CO2 de 159g/km.

A única variante diesel é o 220d que recebe um novo motor turbodiesel de quatro cilindros que se encontra disponível no BMW Série 2 Active Tourer e na terceira geração do MINI. O motor de 2.0 litros com 190cv e 400Nm de binário. Segundo a BMW esta versão atinge emissões de CO2 de 116g/km, com um consumo médio de 4,7l/100km.

Todas as versões podem também ser combinadas com uma transmissão automática Steptronic de oito velocidades.

Interior e novas tecnologias

O interior do Série 2 Cabriolet é bastante semelhante ao do Série 2 Coupé, mas recebe alguns materiais atualizados, tais como superfícies pretas brilhantes na consola central e detalhes cromados à volta das saídas de ar.

Uma das novidades é um sistema de atualização dos dados de navegação feito através de um cartão SIM integrado. O sistema atualiza várias vezes por ano, sempre que novos dados do mapa ficam disponíveis, sem qualquer encargo adicional para o condutor.

O descapotável tem um modo de controlo climático automático. Quando a capota está aberta o arrefecimento ou aquecimento do carro varia consoante a velocidade a que o carro se desloca.

Outra opção específica para o descapotável é um deflector de vento que pode ser configurado na parte de trás do carro.



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A BMW comprometeu-se a usar tecnologia avançada e a melhorar constantemente desde os seus primeiros passos na construção de veículos. Os pioneiros estabelecidos na Alemanha incluiam o experiente aviador Gustav Otto e o proprietário da Rapp Motorenwerke, uma fábrica de motores de aviões, Karl Rapp. Estes homens combinaram esforços a fim de iniciar uma verdadeira indústria aeronáutica, se...  mais

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