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Bugatti Veyron

Bugatti Veyron (Alemanha, 2000-presente)

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Características Gerais

O modelo da Bugatti de alto desempenho, o EB Veyron foi revelado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 2001, na sua forma mais antiga de protótipo. O carro foi imediatamente anunciado como tendo sido concebido com o propósito de ser o automóvel mais rápido, mais potente e mais caro que jamais existiu na história.

Alguns meses mais tarde naquele mesmo ano, no Salão Automóvel de Frankfurt de 2001, a versão de produção do Veyron foi finalmente demonstrada pela Bugatti. O formalmente apelidado de "Bugatti EB Veyron 16.4" deveria iniciar a produção em 2003, mas alguns problemas com o manuseamento e estabilidade do carro a alta velocidade causou o adiamento da produção por um periodo de tempo indefinido.

Finalmente, em Setembro de 2005, o Château Saint Jean recebeu a versão final do terrivelmente potente Bugatti Veyron.



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História e Desenvolvimento

Desde da apresentação do primeiro protótipo em 2001 no Salão Automóvel de Genebra, a Bugatti tem vindo a apresentar o seu modelo Veyron em vários eventos. Mais tarde nesse ano, no Salão Automóvel de Frankfurt, foi finalmente revelada uma versão quase preparada para entrar em produção, o modelo real iria ser replicado diretamente a partir dessa versão. Desde o protótipo anterior o supercarro tinha sofrido pequenos ajustes ao nível da carroçaria e mecânica, tendo recebido, por exemplo, uma cabine interior alargada.

Embora o início da produção do Veyron estivesse agendada para 2003, a instabilidade de que sofria a altas velocidades precipitou o adiamento indefinido da sua produção. Felizmente para o modelo, o titular da Bugatti, o Grupo Volkswagen, procedeu a algumas mudanças administrativas e o seu novo presidente ordenou imediatamente que o desenvolvimento sobre o Veyron fosse retomado, de forma a que pudessem ser corrigidos os problemas encontrados.

O responsável de engenharia da Bugatti, Wolfgang Schreiber, ex-engenheiro da Volkswagen, assumiu o projeto ambicioso e começou a trabalhar no supercarro. Finalmente, em 2005, a versão final do Bugatti Veyron estava concluída e poderia ser vista em Setembro no Saint Jean Château, na França. O carro mais rápido, mais potente e mais caro jamais construído conseguiu quebrar a barreira entre o protótipo e o veículo de produção.



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Motor e Transmissão

O Bugatti Veyron está equipado com um motor central W16 de 8,0 litros e quatro turbocompressores. O motor W16 com quatro turbocompressores é capaz de produzir até 1.001 cv e permite ao carro atingir a velocidade máxima de 407 km/h (253 mph), através de um sistema de tração integral.

A transmissão do Veyron funciona através de uma caixa manual de sete velocidades, que é manuseada através de pás situadas atrás do volante, não existe pedal de embraiagem.



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Chassis

Construído com o recuso a fibra de carbono, sub-estrutura frontal em alumínio, sub-estrutura traseira em aço inoxidável subframe

  Plataforma     Suspensão Braços de controlo com molas helicoidais e barras anti-roll na frente e na traseira.   Direção     Travões Travões de disco perfurado e ventilados com ABS.

 



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Carroçaria e Design

Este coupé desportivo de duas portas e dois lugares foi originalmente concebido pelos designers da Bugatti, Hartmut Warkuss e Jozef Kabaň.

Para além da sua aerodinâmica feroz e linhas arredondadas mas ainda assim agressivas, o Bugatti Veyron também conta com um spoiler traseiro que se expande automaticamente. A carroçaria do Veyron também beneficia de um sistema anti-bodylift que exerce pressão para baixo sobre o carro ao circular em altas velocidades, graças a um efeito difusor.



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Bugatti


A primeira e original empresa automóvel Bugatti foi fundada pelo "génio" italiano Ettore Bugatti em 1909, em Molsheim, na França. Bugatti começou como um fabricante de carros de desempenho e rapidamente tornou-se mundialmente conhecido por criar carros extremamente luxuosos e muito rápidos.

Os primeiros carros Bugatti foram caracterizados pela...  mais

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