A Bugatti lançou o quinto dos seis carros Bugatti Legend. A edição especial mais recente celebra o lendário Type 18 "Black Bess", que entrou para a história automóvel como um dos primeiros supercarros desportivos de estrada. O Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse "Black Bess" vai estrear na edição deste mês do Salão Automóvel de Pequim e, tal como acontece com todas estas versões especiais, o novo Legend será limitado a três veículos e vai estar disponível por um preço líquido de 2.15 milhões de euros.
Construído durante a era da pré-guerra, o
Bugatti Type 18 tornou-se na época num dos carros mais importantes da marca. O seu motor 5.0 de quatro cilindros em linha era capaz de produzir mais de 100 PS e chegar a uma velocidade máxima de 160km/h, um grande feito em 1912.
O carro foi conduzido em corridas pelo fundador da empresa, Ettore Bugatti, mas outras personalidades francesas de renome foram proprietárias de um de apenas sete veículos produzidos. Um dos clientes de um grupo extremamente seleto foi o pioneiro da aviação francesa, o famoso e célebre Roland Garros.
"Ao longo da sua história, a Bugatti foi não só responsável por criar carros de corrida extremamente bem-sucedidos, mas também criou alguns veículos de estrada espantosos", afirmou Wolfgang Schreiber, presidente da Bugatti. "Como o veículo mais rápido estrada do seu tempo, o Type 18 estava numa classe própria. Foi realmente o precursor legítimo do Veyron, e por isso é uma lenda Bugatti".
A Bugatti entregou o modelo de dois lugares com o número de identificação 474 a Garros a 18 de setembro de 1913. Este Type 18, ficaria mais tarde conhecido pelo nome de um cavalo de corrida inglês "Black Bess" e é um de apenas três dos sete veículos que ainda existe.
Tal como os outros Bugatti Legend, o "Black Bess" é baseado no
Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse de 1200PS. Graças ao seu motor de 8 litros W16, o veículo consegue acelerar até aos 100km/h em 2,6 segundos.
Design
A carroçaria do "Black Bess" Vitesse é construída inteiramente em fibra de carbono e é pintada totalmente em preto como o carro original. Para coincidir com os pormenores dourados do Type 18 "Black Bess", alguns dos componentes da carroçaria da edição especial foram revestidos em ouro de 24 quilates.O revestimento foi utilizado, por exemplo, na armação da ferradura da Bugatti que contrasta com o fundo da grelha em preto. Estes pormenores são reforçados pelas riscas douradas que começam abaixo dos faróis e que irradiam sobre as asas da frente em direção à traseira e que acabam por desaparecer no final da linha das portas.
O logótipo EB na parte traseira do veículo também possui o mesmo acabamento de ouro brilhante, tal como as tampas centrais das jantes pretas, que também recebem as iniciais do fundador da empresa, Ettore Bugatti, em preto. As tampas do depósito de gasolina e óleo foram gravados com a inscrição "Black Bess" com um acabamento em tinta dourada.
No interior o "Black Bess" Legend Vitesse foi estofado com couro de luxo. O tablier, a zona dos pés, os assentos, a consola central e os encostos traseiros foram cobertos num tom claro "Beige", com o painel de instrumentos e o painel da porta num tom contrastante castanho "Havanna". O aro do volante em pele vermelha "Crimson" é também uma clara referência ao histórico Type 18 "Black Bess". Este pormenor também foi usado nas costuras decorativas vermelhas nos apoios externos dos assentos e nos cintos de segurança.
"O 'Black Bess' Legend Vitesse é mais um bom exemplo do poder inovador da Bugatti, quando se trata de criar automóveis exclusivos", explicou o Diretor de Design da Bugatti, Achim Anscheidt. "Desenvolvemos um novo processo para pintar à mão individualmente a pele no interior do veículo, algo que nunca tinha sido usado anteriormente na indústria automóvel".
EnciclopédiaBugattiVeyronVeyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess | Motor W 16 Cilindrada 488 cu in Velocidade Máxima 260 mph Transmissão 7, Dupla embraiagem
Potência máxima 1200 cv @ 6400 rpm Carroçaria Roadster Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 10,18 US MPG | preço $ 3.111.050* baseado nos preços de Alemanha custo de manutenção anual -- |