Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Quando abriu, a Scuderia Ferrari (italiano para "Ferrari Estável") não tinha como objetivo produzir carros de estrada, mas sim patrocinar pilotos amadores e carros de corrida já construidos. Na verdade, o objetivo era ser a primeira equipa de automobilismo independente das fábricas, embora relacionados com a Alfa Romeo.
Enzo Ferrari sempre trabalhou para a empresa Alfa Romeo, em diferentes postos de trabalho, até cerca de 1940. Nessa altura Enzo saiu porque a construtora estava a planear assumir a Scuderia Ferrari.
Por um curto espaço de tempo, especificamente o tempo da Segunda Guerra Mundial, a Scuderia Ferrari começou a produzir maquinaria e acessórios de aviões.
No meio desse período sem competição, a empresa também produziu o seu primeiro modelo de carro de corrida, o Tipo 815, que estreou em 1940 na corrida Mille Miglia. Esse foi, de facto, o primeiro carro verdadeiramente da Ferrari que foi construido.
No entanto, com o decorrer da Guerra, a fábrica italiana foi bombardeada e só foi restaurada em 1946, permitindo que a Ferrari iniciasse, assim, oficialmente a sua produção independente de carros de estrada.
Bastante avançado para a sua época, especialmente pelo seu motor V12, o Ferrari 125 S de 1947 foi o primeiro automóvel Ferrari a circular nas estradas.
Consequentemente, a empresa alcançou uma reputação de excelência devido aos carros atraentes e incrivelmente potentes que produziram.
Em 1969, a também italiana Fiat iria comprar uma grande parte das ações da Ferrari, e esta acaba por se tornar parte do Grupo Fiat mais tarde.
O filho de Enzo Ferrari, Piero Ferrari possui apenas 10% das ações da marca.
No mundo de automobilismo, a Ferrari tem um impressionante recorde de mais de 5.000 vitórias em muitas competições diferentes, sendo atualmente um membro importante do campeonato de Fórmula 1.
top
O lendário emblema Ferrari consiste num cavalo empinado preto sobre um fundo amarelo e três listas no topo que representam as cores da bandeira italiana: verde, branco e vermelho. Sob o cavalo preto, as letras "S" e "F" que se referem ao nome "Scuderia Ferrari" foram substituídas apenas pela palavra "Ferrari".
O desenho original do cavalo tinha sido usado originalmente pelo conde italiano Francesco Baracca, que era um herói nacional da força aérea durante a Primeira Guerra Mundial e usou este símbolo na parte lateral dos seus aviões.
A história diz que a mãe do conde italiano, a condessa Paolina Baracca, reuniu-se com Enzo Ferrari na corrida Savio de 1923 em Ravenna e pediu-lhe para começar a usar a figura do cavalo nos seus carros alegando que iria dar-lhe boa sorte.
Enzo Ferrari começou, de facto, a usar o desenho do cavalo preto, adicionando-lhe o fundo amarelo, as listas e as letras "S" e "F". A cor amarela simboliza a sua terra natal, Modena, e as listas representam o seu país, Itália.
O cavalo empinado preto tornou-se desde então uma marca registada para a empresa de automóveis Ferrari.
top
Desde que a Scuderia Ferrari foi fundada, Enzo Ferrari nunca escondeu a sua grande paixão por corridas. É por isso que a sua empresa consistia inicialmente num "serviço de patrocínio" para pilotos privados e mais tarde passou a ser uma parte da equipa de corrida da Alfa Romeo.
Quando Enzo deixou a corporação da Alfa Romeo, a Ferrari tornou-se numa fábrica de automóveis e começou a produzir os seus próprios carros de corrida. A marca começou a competir logo após a Segunda Guerra Mundial, participando no European Grand Prix.
A primeira vitória da Ferrari numa pista de corrida aconteceria em 1949 no 24 Hours of Le Mans, pelas mãos de Luigi Chinetti, que conduziu um modelo Ferrari 166M. Isto levaria à instituição da North American Racing Team da Ferrari.
Quando o Campeonato Mundial de Fórmula 1 começou em 1950, a equipa da Ferrari juntou-se imediatamente. A primeira vitória da marca no campeonato aconteceu em 1951 no British Grand Prix, pelas mãos de José Froilán González. Então no ano seguinte a Ferrari teve o seu primeiro título do Drivers' Championship conseguido pelo condutor Alberto Ascari.
Hoje a Ferrari é claramente a equipa mais antiga de todos os concorrentes neste campeonato, bem como a mais triunfante.
O início da década de 1950 foram anos gloriosos para a participação da Ferrari, tanto no World Sports Car Championship como no 24 Hours of Le Mans. O primeiro carro Ferrari a vencer uma edição do Le Mans foi em 1954.
Apesar das duas décadas de grande sucesso no automobilismo que se seguiram, Enzo Ferrari decidiu concentrar os esforços da marca apenas na Fórmula 1 e abandonou outros eventos de corrida em 1972.
Os modelos da Ferrari a competir atualmente em campeonatos de corrida são os F430 GT2 e o F430 GT3.
Até 2007 a empresa italiana somou 15 títulos do World Drivers' Championship e 15 títulos do World Constructors' Championship, 201 vitórias em corridas Grand Prix, 195 pole positions e 603 posições de pódio.
top