Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Tudo começou em Paris há mais de 50 anos atrás. O Thunderbird já nos ofereceu coupés de dois lugares clássicos, roadsters acarinhados, cabriolets e modelos de quatro portas, bem como hardtops e sedans excitantes, num total de mais de 4 milhões de unidades. Passou pelo aspeto "quadrado", o look "projétil", o design mais parecido com aviões a jato e o aspeto luxuoso. Mas a viagem não foi sempre fácil e este clássico americano esteve perto da extinção, mas foi a sua singularidade, individualidade e inovações que lhe garantiram um lugar nas páginas douradas da história da indústria automóvel.
Depois de uma visita ao Grand Palais, em Paris, em 1951, os executivos da Ford Lewis D. Crusoe e George Walker aperceberam-se que a marca precisava de um carro desportivo e assim nos meses que se seguiram os engenheiros trabalharam neste novo modelo.
Quando foi decidido que o carro estava pronto para o lançamento, ainda faltava uma coisa, um nome. Foram sugeridos uma grande variedade de nomes, diz-se que estiveram na mesa quase 5.000 nomes, como Beaver, Detroiter, El Tigre ou Coronado. Mas Crusoe não ficou satisfeito com nenhum deles e chegou a oferecer um fato novo no valor de 195€ a quem o surpreendesse com o nome certo. Essa pessoa viria a ser um jovem designer da Ford chamado Aiden Giberson que, entre outros nomes, sugeriu o nome Thunderbird. O nome Thunderbird tem origem nos desertos do Arizona e do Novo México e de acordo com as lendas dos nativos americanos era uma divindade que ajudava o Homem.
E assim o primeiro Thunderbird de dois lugares fez a sua estreia pública a 20 de fevereiro de 1954, no primeiro Salão de Detroit do pós-guerra. Apesar de ter reunido comentários e apreciações muito positivas entre os especialistas e clientes, a vida do Thunderbird original de dois lugares não iria durar muito tempo, uma vez que foi rapidamente substituído por uma variante de quatro lugares mais comum, devido à realidade da procura por parte dos clientes.
Os anos passaram-se e o Thunderbird continuou a evoluir, do clássico de dois lugares ao estilo quadrado e do look projétil ao estilo mais ousado a partir dos anos 70. E na década de 80, se tivesses problemas de imaginação para escolher as prendas de Natal a cadeia de lojas Neiman Marcus oferecia versões "para ele e para ela" do Thunderbird no seu catálogo.
Depois de uma ausência temporária do mercado, o modelo foi ressuscitado em 2001, com o modelo de 2002. O novo T-bird era claramente inspirado na primeira geração e era reminiscente do antigo glamour dos carros clássicos.
Em 2004 a Ford comemorou 50 anos do Thunderbird e 50 anos a representar os valores e estilo americano que ajudou o modelo a tornar-se num dos carros mais populares da marca, com cerca de 1,2 milhões de unidades vendidas.
Este carro foi o reflexo do estilo de vida americano por excelência, prático, divertido, porém elegante e único.
top
Ford
A Ford é mundialmente conhecida por ter introduzido o método inovador das linhas de montagem organizadas em sequências tipificadas. O Fordismo, como ficaria conhecido, era uma estratégia que juntava a inovação tecnológica à produção, a elevados salários e simultaneamente uma redução de preços e permitiu à Ford um grande crescimento a partir de 1913. ... mais