Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
A Honda expandiu-se até se estabelecer como uma das maiores e mais relevantes fabricante de automóveis e motorizadas, empresa que também se dedica à construção de scooters, camiões, veículos todo-o-terreno, jatos, embarcações, motores para jatos e embarcações, equipamento de jardim e tecnologia aeronáutica.
Quando se trata da produção de automóveis, esta empresa é a quinta na lista dos maiores produtores de carros a nível mundial. É também a principal fabricante de motores no mundo. A Honda Motor Company incorpora, ainda, a sua própria marca de carros de luxo, a Acura, que é comercializada na América do Norte e na China.
Soichiro Honda era um mecânico que trabalhou durante algum tempo para a marca japonesa Toyota, tendo construído uma pequena fábrica de pistões para abastecer a marca.
No entanto, com o início e desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial a fábrica foi devastada e Soichiro Honda decidiu criar uma empresa totalmente nova com o que restava. Nesse mesmo lugar, Honda começou a inserir um motor numa bicicleta normal e inventou um novo meio de transporte muito barato.
Soichiro escolheu, então, o nome para a sua fábrica, Honda Company Institute Research, que seria estabelecida como Honda Motor Company em 1948.
Na sua recém-criada empresa, Honda começou a fabricar scooters e motorizadas que seriam muito bem sucedidas, especialmente as scooters nos anos 50.
Na década seguinte, a Honda começou a exportar as suas motorizadas para os Estados Unidos e deixou de estar reduzida ao mercado japonês. Essa foi uma jogada corajosa e arriscada para a Honda, uma pequena empresa a entrar num mercado altamente competitivo liderado por marcas enormes e bem estabelecidas.
De qualquer forma, a Honda conseguiu definir-se como a maior produtora de motorizadas do mundo na década de 1970 e esse é um título que mais nenhuma marca conseguiu retirar à empresa japonesa.
No início da década de 1960 a Honda também começou a produzir carros de estrada mais direccionados aos clientes japoneses. O primeiro veículo de produção da Honda foi o T360 de 1963, uma pequena pick-up. A Honda teve um sucesso estrondoso no Japão como produtor em massa.
Quando os pequenos carros da Honda começaram a ser exportados para os Estados Unidos não foram bem sucedidos, mas com as leis de emissões cada vez mais restritas e a crise de "embargo do petróleo" da década de 1970, a marca japonesa foi capaz de superar os veículos norte-americanos mais pesados e mais lentos, com melhor desempenho e eficiência ao nível do combustível.
O Honda Civic foi responsável por estabelecer a reputação de fiabilidade da marca entre os compradores. A Honda foi também a primeira empresa automóvel japonesa a abrir uma fábrica nos Estados Unidos em 1982. Atualmente, existem várias plantas de produção da Honda localizadas numa panóplia de cidades norte-americanas.
Em 1986 a Honda lançou uma linha separada de veículos de luxo, a Acura. Os carros Acura eram mais especificamente carros Honda modificados, versões mais desportivas dos originais da marca, mas com uma potência superior. O primeiro carro de luxo Japonês, o Legend, foi construído pela Honda em 1987.
A Honda é, ainda, responsável pela construção do primeiro veículo de passageiros com sistema de direção às quatros rodas a nível global, o Honda Prelude de 1987.
top