Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O NSX é um carro desportivo da empresa japonesa Honda e foi produzido entre 1990 e 2005. O modelo estava equipado com um motor central V6 a gasolina, em alumínio, que incluia o sistema Variable Valve Timing and Lift Electronic Control (VTEC) da Honda.
O NSX é, ainda, considerado como um dos carros exóticos mais fiáveis já fabricado, sendo que muitos proprietários alegam ter excedido os 160.000 km percorridos sem problemas de grande magnitude.
top
A história do NSX começa em 1984 quando a Honda pediu à italiana Pininfarina para projetar o HP-X, Honda Pininfarina Xperimental. Certos de que o carro estava ao nível dos melhores carros italianos e alemães, a Honda decidiu desenvolver mais o carro e este evoluiu para o protótipo NS-X, New Sportscar eXperimental.
O objetivo da Honda era alcançar o nível de desempenho do Ferrari 328, mas a um custo muito mais baixo. O design da carroçaria foi inspirado após uma extensa pesquisa sobre a visibilidade a 360 graus dentro do habitáculo do jato F-16. Muitas das tecnologias encontradas neste modelo foram derivadas do programa de Fórmula Um da Honda.
Durante o seu desenvolvimento, o NS-X foi testado pelo piloto japonês de Fórmula Um Satoru Nakajima e pelo Campeão Mundial de Fórmula Um, Ayrton Senna. Ambos os pilotos testaram o carro no circuito de Suzuka e contribuiram com alguns conselhos sobre como melhorá-lo.
top
A versão de produção do NS-X foi apresentada pela primeira vez no Salão Automóvel de Chicago, em Fevereiro de 1989, e no Salão Automóvel de Tóquio em Outubro de 1989, com críticas positivas. O carro foi especialmente apreciado pela sua altura reduzida, linhas e habitáculo pronunciado. Antes de o carro ter sido lançado oficialmente no mercado em 1990, a Honda decidiu mudar o nome do carro de NS-X para NSX.
Em 1991 o NSX começou a ser comercializado na América do Norte e em Hong Kong sob a divisão de luxo da Honda, a Acura.
top
Em 1997 a capacidade do motor foi aumentada de 3.0 litros para 3.2 litros, o que em última análise levou ao aumento da potência de 274 cv para 294 cv. Outra melhoria foi a adoção de uma transmissão manual de 6 velocidades, em vez da transmissão automática de 4 velocidades utilizada anteriormente.
Foram produzidas uma série de variantes que incluiram versões de desempenho, edições limitadas e versões específicas para o automobilismo.
Ao nível do design não foram executadas alterações de grande impacto no NSX durante os seus anos de produção, para além da substituição dos faróis originais.
top
A Honda decidiu que continuar a produção do NSX já não era viável economicamente, uma vez que o custo de produção deste carro era extremamente elevado. Sobre esta decisão também pesou o facto de terem sido vendidas apenas algumas centenas de unidades por ano. Deste modo, em Julho de 2005, a empresa anunciou oficialmente o fim da produção e em 2006 a última unidade do NSX foi vendida nos EUA, originalmente destinada para o museu da Honda.
top
O Honda NSX foi galadoardo com o prémio Carro do Ano de 1991 pela revista australiana Wheels. No mesmo ano o carro vendido sob o nome Acura foi considerado Automóvel do Ano pela Automobile Magazine.
top
Honda
A Honda expandiu-se até se estabelecer como uma das maiores e mais relevantes fabricante de automóveis e motorizadas, empresa que também se dedica à construção de scooters, camiões, veículos todo-o-terreno, jatos, embarcações, motores para jatos e embarcações, equipamento de jardim e tecnologia aeronáutica. Quando se trata da produção de autom&oacu... mais