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Honda NSX

Honda NSX (Japão, 1992-2006)

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História do modelo

O NSX é um carro desportivo da empresa japonesa Honda e foi produzido entre 1990 e 2005. O modelo estava equipado com um motor central V6 a gasolina, em alumínio, que incluia o sistema Variable Valve Timing and Lift Electronic Control (VTEC) da Honda.

O NSX é, ainda, considerado como um dos carros exóticos mais fiáveis já fabricado, sendo que muitos proprietários alegam ter excedido os 160.000 km percorridos sem problemas de grande magnitude.


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Desenvolvimento do protótipo

A história do NSX começa em 1984 quando a Honda pediu à italiana Pininfarina para projetar o HP-X, Honda Pininfarina Xperimental. Certos de que o carro estava ao nível dos melhores carros italianos e alemães, a Honda decidiu desenvolver mais o carro e este evoluiu para o protótipo NS-X, New Sportscar eXperimental.

O objetivo da Honda era alcançar o nível de desempenho do Ferrari 328, mas a um custo muito mais baixo. O design da carroçaria foi inspirado após uma extensa pesquisa sobre a visibilidade a 360 ​​graus dentro do habitáculo do jato F-16. Muitas das tecnologias encontradas neste modelo foram derivadas do programa de Fórmula Um da Honda.

Durante o seu desenvolvimento, o NS-X foi testado pelo piloto japonês de Fórmula Um Satoru Nakajima e pelo Campeão Mundial de Fórmula Um, Ayrton Senna. Ambos os pilotos testaram o carro no circuito de Suzuka e contribuiram com alguns conselhos sobre como melhorá-lo.


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Lançamento

A versão de produção do NS-X foi apresentada pela primeira vez no Salão Automóvel de Chicago, em Fevereiro de 1989, e no Salão Automóvel de Tóquio em Outubro de 1989, com críticas positivas. O carro foi especialmente apreciado pela sua altura reduzida, linhas e habitáculo pronunciado. Antes de o carro ter sido lançado oficialmente no mercado em 1990, a Honda decidiu mudar o nome do carro de NS-X para NSX.

Em 1991 o NSX começou a ser comercializado na América do Norte e em Hong Kong sob a divisão de luxo da Honda, a Acura.


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Novos desenvolvimentos

Em 1997 a capacidade do motor foi aumentada de 3.0 litros para 3.2 litros, o que em última análise levou ao aumento da potência de 274 cv para 294 cv. Outra melhoria foi a adoção de uma transmissão manual de 6 velocidades, em vez da transmissão automática de 4 velocidades utilizada anteriormente.

Foram produzidas uma série de variantes que incluiram versões de desempenho, edições limitadas e versões específicas para o automobilismo.

Ao nível do design não foram executadas alterações de grande impacto no NSX durante os seus anos de produção, para além da substituição dos faróis originais.


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Fim de produção

A Honda decidiu que continuar a produção do NSX já não era viável economicamente, uma vez que o custo de produção deste carro era extremamente elevado. Sobre esta decisão também pesou o facto de terem sido vendidas apenas algumas centenas de unidades por ano. Deste modo, em Julho de 2005, a empresa anunciou oficialmente o fim da produção e em 2006 a última unidade do NSX foi vendida nos EUA, originalmente destinada para o museu da Honda.


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Prémios

O Honda NSX foi galadoardo com o prémio Carro do Ano de 1991 pela revista australiana Wheels. No mesmo ano o carro vendido sob o nome Acura foi considerado Automóvel do Ano pela Automobile Magazine.


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