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Jaguar XE

Jaguar XE (Reino Unido, 2015-presente)

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Características Gerais

A JaguarJaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
revelou em 2014, numa cerimónia em Londres, o Jaguar XEXE S 3.0 V6 SuperchargedJaguar XE S 3.0 V6 Superc...Reino Unido, 2015 > presente, o modelo que a marca pretende que seja o maior rival do Série 33 SeriesBMW 3 SeriesAlemanha, 1975 > presente6 gerações
953 versões
1566 fotografias
11 vídeos
.

Com uma plataforma de tração traseira, o XE foi concebido para proporcionar uma condução desportiva, mas numa tentativa de redefinir o conceito da berlina desportiva através da construção leve avançada, linhas aerodinâmicas, interior luxuoso e níveis elevados de requinte e comportamento.

O Jaguar XE, com a sua estrutura de elevado conteúdo de alumínio, é o primeiro modelo desenvolvido pela Jaguar Land RoverLand RoverLand RoverReino Unido, 1978 > presente15 modelos
1742 fotografias
9 vídeos
com a nova arquitetura modular e pretende definir as normas da dinâmica de condução dos sedans do segmento médio.



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Design

Uma das inovações na criação do design do Jaguar XE foi o facto de ter sido concebido em conjunto com a plataforma modular. Isto permitiu um aumento de soluções já que as equipas de design e engenharia trabalharam lado a lado.

O XE herda alguns pormenores de design do XF, que deram origem à linguagem moderna de design da Jaguar. Entre eles o capot esculpido, os faróis estreitos e os faróis diurnos “J-blade”, a linha de cintura longa e ascendente e a curvatura coupé do tejadilho.

O XE segue a tradição de forma e função sem compromissos e apresenta o coeficiente de resistência aerodinâmica mais baixo de sempre num Jaguar, com um Cx de apenas 0,26.

Ainda assim torna-se difícil não fazer comparações entre o XE e o Série 3 e, em termos de silhueta, encontramos algumas semelhanças claras, principalmente na área do tejadilho.

O habitáculo disponibiliza níveis elevados de conforto e espaço. O requinte dos seus materiais e acabamentos são combinados com a tradicional qualidade de acabamentos artesanais da Jaguar para proporcionar um interior inigualável no seu segmento.

Uma das novidades é o novo sistema de informação e entretenimento InControl do XE que disponibiliza a tecnologia mais recente para ligar o veículo ao condutor e, simultaneamente, ao mundo exterior. O elemento central deste sistema é composto por um ecrã tátil de oito polegadas com uma interface gráfica nítida muito intuitiva e tempos de resposta reduzidos.



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Chassis e Suspensão

A estrutura de alumínio é uma das armas secretas do Jaguar XE.  A maior parte do alumínio é liga leve de alta resistência da série 6000.

O Jaguar XE foi concebido para cumprir a normas internacionais mais exigentes de testes de embate com o objetivo de conseguir a classificação máxima no Euro e US NCAP. O seu capot com airbag para peões assegura níveis de proteção elevados em caso de um eventual atropelamento.

A Jaguar apostou na sustentabilidade da liga que está a ser utilizada,  RC 5754, e que é obtida principalmente a partir de material reciclado. A marca salienta que pretende que até 2020 75% dos seus veículos sejam produzidos com recurso a material reciclado.

Segundo a Jaguar, o XE tem a suspensão mais sofisticada na sua classe com o objetivo de tentar estabelecer novos padrões de classe no que toca à condução e ao controlo.

Enquanto que a maioria dos seus concorrentes utiliza suspensão dianteira MacPherson, os responsáveis pelo comportamento dinâmico da Jaguar insistiram na superioridade da configuração de triângulos duplos. As mangas de eixo dianteiras em alumínio são tão leves quanto robustas e foram forjadas utilizando um processo de produção patenteado.

Na suspensão traseira a Jaguar optou por uma solução menos convencional ao recorrer a um design Integral Link, um sistema normalmente instalado em veículos de segmentos superiores, que disponibiliza os valores ideais de rigidez lateral e longitudinal necessários para o comportamento preciso e suave do XE. A utilização massiva de alumínio permitiu minimizar o peso.



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Motores

A versão mais desportiva XE S utiliza um motor 3.0 V6 Supercharged. Este motor desenvolve 340cv e 450Nm de binário e transmite a sua potência às rodas através de uma caixa automática de oito velocidades equipada com patilhas no volante para proporcionar ao condutor acesso imediato às suas prestações impressionantes. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, o XE S atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.

O modelo vai ainda receber motores da nova família Ingenium. O primeiro desses motores será um 2.0 diesel de quatro cilindros. Este motor foi especialmente concebido para ser uma referência em termos de consumo, requinte e performance. Em complemento, cumpre as mais exigentes normas de emissões de gases a nível internacional.



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Jaguar


A primeira fábrica da Jaguar abriu as portas em 1922 em Blackpool, mas na altura com o nome Swallow Sidecar Company. William Lyons juntavam-se William Walmsley para criar uma nova marca de automóveis, especializada em sidecars. As principais características que procuravam para os seus carros eram o desempenho e o luxo. Em 1928 a marca muda-se para Coventry e em 1934 o nome é encurtado para...  mais

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